“Estilo Arquitetônico Industrial – Como mesclar estruturas metálicas e madeira na Decoração”

Por: Eixo 11

07/12/2021 - 10:12 - Atualizada em: 07/12/2021 - 12:43

Inspirado nas indústrias e nos grandes armazéns, esse é um estilo próprio e urbano, onde sua essência agrega algumas características das antigas fábricas como paredes de tijolos, canos e tubulações e eventualmente até a iluminação deixadas à mostra.

Atualmente, a decoração no estilo industrial, continua em alta e veio para dar aos ambientes um ar moderno, sem deixar de ser uma opção barata que leva personalidade à sua arquitetura. Como o nome já diz, essa estética consiste em não só deixar a amostra, como também valorizar elementos da casa que remetem às fábricas.

Mas como criar ou transformar um ambiente no Estilo Industrial Moderno?

Na composição dos ambientes neste estilo, as principais características são o uso de metal, desenhos geométricos e madeira com cores neutras e predominantes. Além das paredes de cimento queimado ou de tijolos, uma sala de estar industrial por exemplo, precisa ter móveis planejados e funcionais para remeter ao tom jovial e moderno.

Porém, apesar de muitas pessoas entenderem que os móveis industriais são apenas utilizados em mesas e estantes, a sua utilização é bem mais ampla. Além dos escritórios, salas e bibliotecas, muitos ambientes são criados com este estilo em quartos, closets, banheiros e cozinhas, sempre com um bom projeto, tudo pode ser feito.

Peças com o acabamento de alumínio e outros metais integram bem uma composição industrial. Sua versatilidade permite com que toques do material façam parte desde os móveis decorativos à estruturas funcionais, como as escadas. Ainda mais, o acabamento pode ir do prateado ao preto fosco, de acordo com a paleta de cada espaço.

As vigas expostas, estão bastante presentes neste estilo, pois o concreto oferece facilidade à obra e pode ser a barreira que delimita os ambientes integrados. Contudo, o estilo industrial aparece para dar a elas sua devida importância no décor. O concreto, por sua vez, é um material resistente, durável e acessível.

A iluminação também é um dos fatores marcantes do estilo industrial, utilizando trilhos, luminárias em metal e lâmpadas de filamento de carbono, de preferência com luz amarelada.

Use a criatividade para complementar o layout do ambiente, através de iluminação indireta vinda de luminárias suspensas ou de chão.

Além do design atual e contemporâneo, a decoração em estilo industrial, apresenta muitas vantagens em sua aplicação, principalmente a alta durabilidade, pois são utilizados materiais muito resistentes e de fácil manutenção como o ferro, aço e madeira. Outra grande vantagem, é a flexibilidade de adaptação em outros estilos, pois devido a sua leveza, permitem que sejam utilizados desde ambientes pequenos ou amplos, e até mesmo podendo ser utilizado como divisor dos espaços.

Quer conhecer mais sobre este estilo de decoração? Ou quem sabe outros estilos para sua nova casa ou reforma? Entre em contato com a Eixo 11 Arquitetura e faremos um Projeto exclusivo para você!

Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7) são as arquitetas e urbanistas responsáveis pela Eixo 11 Arquitetura.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram