Vem chegando o fim de ano, e nada melhor que preparar sua casa para receber a família e amigos para confraternizar, celebrar e criar encontros especiais. Que tal inovar em um projeto exclusivo para a área de festas de seus sonhos, ainda dá tempo!

Um ponto essencial para desenvolver uma área de festas, é identificar as necessidades e interesses da família, quantidade de pessoas que geralmente recebem nas comemorações e principalmente conhecer o espaço disponível para sua composição. Assim, você pode colocar sua personalidade dentro do projeto, sendo mais assertivo e determinando as prioridades para criar um espaço funcional, com harmonia visual e aconchegante.

Nem sempre é necessário ter uma área de lazer extremamente espaçosa para compor um ambiente confortável. O importante é identificar o estilo de decoração, móveis, itens complementares, iluminação e espaços com paisagismo adequado. Quando tiver a oportunidade de um espaço externo integrado, será um grande diferencial para tornar esse local ainda mais agradável e apaixonante.

Também é importante identificar o estilo decorativo, que irá proporcionar harmonia com a arquitetura de sua edificação. Um ótimo exemplo é a decoração rústica, que trabalha com tons terrosos, uso predominante de madeira e materiais naturais. As luminárias em palha estão em alta, e trazem uma beleza única ao ambiente . Florais e uma iluminação intimista contribuem para um décor coerente e agradável.

O estilo moderno, está sendo muito utilizado, trazendo inspirações no industrial: espaços com tijolo aparente e cimento queimado. O mobiliário em linhas retas é muito bem-vindo, podendo ser utilizadas cadeiras e bancos em metal e alumínio, que se encaixam perfeitamente nessa decoração. Priorize uma paleta de cores neutra.

Se a preferência é um ar mais tropical, valorize a aplicação de cores e estampas que remetem à natureza, como folhagens e flores. Caso a área de lazer for em casa de praia, este tema fica perfeito para a decoração, explore os tons claros e de azul nas paredes, complementando com móveis e objetos coloridos. Definir a cartela de cores é importante para montar uma decoração harmônica, que é visualmente agradável.

Além do estilo decorativo, é importante otimizar o planejamento do mobiliário, considerar armários, gavetas e prateleiras, para organizar os utensílios, garantindo agilidade para a preparação das suas iguarias. Defina um espaço para uma bancada espaçosa, que além de ser um suporte para servir, poderá representar um momento de integração junto aos convidados.

Para ambientes mais amplos, inclua um sofá e poltronas confortáveis para facilitar o conforto dos convidados. Também é interessante ter mesas de apoio ou de centro, para manter petiscos, copos e demais itens utilizados na área. Caso seja uma área de lazer com churrasqueira, considere ter uma mesa maior e com cadeiras.

A iluminação faz toda a diferença na decoração da área de lazer, tornando-a mais aconchegante. Uma excelente alternativa é utilizar uma mescla de luzes brancas e amarelas, o que contribuirá para se ter um espaço mais agradável.

Foto: divulgação/Eixo11

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram