A utilização do gesso está crescendo significativamente na construção civil, decoração de interiores e reformas no Brasil, tendo como principais vantagens a otimização de custos e seu desempenho térmico e acústico. Outros fatores também contribuem para o aumento da aplicação nas obras, como sua multifuncionalidade, pois pode ser usado em interiores como revestimento de paredes e tetos, divisórias em blocos ou painéis de gesso e também na fabricação de móveis e elementos decorativos.

Além de embelezar os ambientes, a aplicação do gesso, proporciona fácil instalação e muita versatilidade, podendo inclusive auxiliar a esconder imperfeições, disfarçar vigas e ainda permite embutir cortinas e iluminação, tornando o acabamento interior confortável e elegante.

O gesso acartonado é o material utilizado para a instalação de Drywall e é um dos tipos mais requisitados. É um tipo de placa formada por gesso e papel cartão, produzidas industrialmente por meio de uma da mistura de gesso, água e aditivos e sustentada por perfis estruturais fabricados, em sua grande maioria, em madeira ou aço. Por ser um material pré-fabricado prático e pronto para obra e que não depende de argamassa, representa praticidade e confere à construção uma maior limpeza. Também permite a aplicação de instalações elétricas e hidráulicas utilizando a fixação dos mesmos no teto e aparafusados sem qualquer dificuldade.

foto: divulgação

Geralmente, o gesso acartonado é utilizado em ambientes onde se deseja um acabamento final mais moderno e sofisticado sendo muito empregado nas salas de estar, hall de entrada, áreas integradas e dormitórios. Também poderá ser utilizado em lavabos, cozinhas e banheiros, desde que observadas as devidas limitações, devido à umidade que o ambiente oferece.

Para cada aplicação existe um tipo de gesso acartonado apropriado à sua utilização. A placa Standart (ST), podendo ser branca ou cinza, é indicada para uso interno em paredes, tetos e outras estruturas. Esse tipo de gesso acartonado deve ser usado apenas em áreas secas, sem contato algum com umidade. Geralmente é recomendada para salas, escritórios, e outros ambientes que precisem de divisão ou isolamento termoacústico do sistema drywall.

A Placa de drywall verde (RU), é indicada para a aplicação em áreas úmidas, como cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias ou áreas de serviço. Esse tipo de placa tem em sua composição química componentes hidrofugantes, que protegem a superfície contra respingos e umidade. No entanto, o material não é a prova de água, e não deve ser usado em tetos, saunas e piscinas, já que a umidade nestes espaços é constante.

A Placa de drywall rosa (RF) conta com a presença de fibra de vidro em sua composição, fator que garante maior resistência ao fogo e calor. Por esse motivo, são muito indicadas para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio.

Usar gesso na decoração, é uma ótima alternativa para quem busca praticidade, elegância e versatilidade. Use a criatividade para explorar sua ampla utilização e atingir um resultado com qualidade e eficiência.

Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram