A prática do Pilates envolve diversos aspectos que vão além do simples alongamento do corpo. É uma busca pela harmonia, sintonia, beleza e simplicidade nos gestos cotidianos. Mais do que esticar músculos, o Pilates convida a compreender os limites do corpo e a explorar até onde ele pode naturalmente ir. Uma perspectiva fundamental do Pilates é a reconciliação com o corpo, que sempre esteve disponível, mas muitas vezes negligenciado. Esse corpo, que ao longo do tempo se tornou resiliente enquanto nos servia, merece nossa atenção. O Pilates oferece uma segunda chance para resgatar o autoconhecimento e descobrir aspectos ocultos de nós mesmos.
Esse processo de reconexão com o corpo envolve desfazer amarras físicas e emocionais, aliviando dores, estresse, crenças limitantes e ansiedade. O Pilates é um caminho de liberdade, não de comparação, e de entendimento, não de competição. Ele promove a saúde em vez da mera repetição de movimentos. O cerne do Pilates está na sensação, na escuta e no entendimento do corpo, sem restrições. À medida que nos soltamos, nos permitimos ser envolvidos por movimentos suaves que gradualmente acalmam.
O Pilates busca a conexão em todos os planos e eixos do corpo, observando como ele reage aos estímulos do movimento e se ajusta automaticamente. Isso envolve percepção corporal, expressão e visão para a organização. A prática do Pilates é um processo contínuo, sempre começando de novo a cada aula, do começo ao fim. Ele cria a possibilidade de mudança e transformação, libertando-nos do que nos prende e nos permitindo explorar livremente.
Ao praticar o Pilates, é importante permitir que os equipamentos orientem suavemente o movimento, sem resistência. O respeito à individualidade é um princípio fundamental, assim como a compreensão de que o Pilates é um universo de possibilidades infinitas. É uma construção, desconstrução, reformulação e transformação humana, lapidando a percepção de si mesmo.
Contrariando a ideia de perfeição corporal, estética ou performance, o Pilates se trata de auxiliar os outros a progredirem em diferentes níveis, não necessariamente físicos. Pode envolver ajudar alguém a diminuir dores, físicas ou não, e devolver às pessoas uma conexão mais profunda com o mundo e a vida. Assim, os profissionais de Pilates também direcionam suas energias de maneira assertiva.
O Pilates é um resgate do amor próprio, um reencontro com a essência interior que todos carregamos, independentemente dos anos de convivência. Corpo e alma se entrelaçam nessa prática que acalma e transforma.