“É tempo de recomeçar”

Foto divulgação | Pexels

Por: Andreia Chiavini

25/09/2020 - 12:09 - Atualizada em: 25/09/2020 - 12:37

Este ano de 2020, não está sendo fácil para ninguém. Um ano atípico e cheio de incertezas. As responsabilidades aumentaram, as emoções afloraram e o corpo dói. Estamos inseguros, cheios de tensões, não sabemos o que está por vir e o que vai acontecer.

Tivemos que nos reinventar, numa vida nova acompanhada de um novo mundo. Me arrisco a dizer que um novo mundo cheio de inseguranças e desafios, mas de muitas oportunidades. De fazer paradas, de respirar e descansar.

De começar de novo, de jogar fora o que não te pertence mais, de remover tudo o que já não era bom, que não valeu a pena, que foi feito errado ou que não deu certo. E o que sobrar, reconstruir.

É a oportunidade de fazer aquela faxina, física e mental. De olhar para o seu corpo e querer o melhor para ele, cuidar da sua saúde e investir em você. Fazer novas paredes no lugar daquelas que os erros encheram de buracos e rachaduras.

Até as mais pequenas imperfeições, podem ser removidas para que as novas estruturas possam ser mais sólidas. Recomeçar, enfrentar um céu em tempestade, aprender lições nos fracassos, reconhecer que vale a pena viver a vida apesar dos desafios e períodos de crise.

Recomeçar é atravessar desertos, é agradecer toda manhã pelo milagre da vida. Para recomeçar não podemos ter medo dos próprios sentimentos. Se você tiver medo, siga em frente assim mesmo. É falar de si e ter segurança para receber uma crítica.

É ter coragem de dizer não, ter maturidade para falar eu errei, é ter ousadia para dizer me perdoe, ter humildade para dizer eu preciso de você, é ter capacidade de dizer eu te amo e saber que a minha verdade não anula a verdade do outro.

Recomeçar é olhar para si mesmo e não esperar algo em troca. É beijar seus filhos, curtir seus pais, é ter momentos inesquecíveis com os amigos, mesmo que em algum momento eles te magoem.

Quando recomeçamos, buscamos a felicidade, mas ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem se permite viajar para dentro de si. É deixar de ser vitima dos problemas, parar de encontrar culpados e se tornar responsável da própria história. Se a tristeza rondar, alegre-se e quando ficar alegre, contagie.

E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, sempre há tempo para recomeçar. Assim você será cada vez mais apaixonado pela vida e aproveitará as oportunidades que ela lhe oferecer para se renovar.

Use as lágrimas para irrigar a tolerância, use as pedras para refinar a paciência, use as falhas para esculpir a serenidade, use a dor para lapidar o prazer e os obstáculos para abrir as janelas da sabedoria.

Você pode sentir medo, sentir o coração palpitar, as pernas tremerem, mas o importante é o que será feito daqui para frente, sem ficar preso no passado, olhando para as novas possibilidades, os novos caminhos.

Todas as dificuldades e todos os finais são oportunidades para recomeçar. Recomece, e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, nem ser perfeito. É preciso ter em mente que tudo o que é bom pode ser refeito, revivido.

Se nada mudar, invente e quando mudar, entenda. É começar do zero ou olhando para outra direção. E enquanto houver vida, esperança e capacidade para lutar, tudo o que você desejar, sonhar, você pode alcançar.

As coisas começam a mudar quando você começa a se importar. E quando recomeçar, acredite, afinal este ano ficará marcado em nossas memórias.