Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

É possível retardar a deterioração do corpo? Sim, treinando e ganhando sustentação

FOTO: Freepik

Por: Andreia Chiavini

27/10/2023 - 11:10 - Atualizada em: 27/10/2023 - 15:53

O envelhecer vai fazer seu corpo naturalmente se deteriorar. Essa é a beleza da vida, pois isto é o viver, o fruto do uso. Podemos sim retardar a deterioração, cuidando do corpo, treinando e melhorando a estrutura, ganhando sustentação com uma musculatura saudável e funcional. Uma musculatura móvel, ativa, que vai te movimentar livremente para andar, sentar, deitar, subir e descer, pegar coisas, mastigar, trabalhar, ter lazer.

Para dar conta do envelhecimento, é preciso sim fazer exercício físico, é necessário usar o corpo para que a alimentação correta cheia de nutrientes seja absorvida, o sono seja de qualidade, os níveis de estresse sejam reduzidos. A conta é simples. Tudo que existe para ajudar em te dar qualidade corporal passa em utilizar algo atrelado à atividade física. Se não for assim, você não aprimora, não eleva capacidades, você não evolui, regride e envelhece sem condições de viver a velhice e se mantem por um tempo sofrido e cheio de arrependimentos.

Explore o grande potencial que o seu corpo tem a oferecer. Torne-se sua própria autoridade, faça amizade com seu corpo e descubra a sua sabedoria. Quando você é alienado em relação ao seu corpo, você se torna um estranho para si mesmo e começa a acreditar que o corpo é frágil e que qualquer movimento poderá lesionar ou a te levar para um estado de dor. O medo de quebrar, de movimentar toma conta e as limitações te dominam.

Quando você faz as pazes com o seu corpo e começa a apreciá-lo como uma fonte inesgotável de conhecimento, você saberá o que é melhor para ele. Vai conhecer e aceitar o que é certo para você e rejeitar o que não se encaixar, e acima de tudo, vai perder o medo de explorar o movimento.

O corpo é muito mais forte do que você pode imaginar. Nunca é tarde para começar, mesmo quando você já acredita que não tem mais jeito, que a dor, a limitação te venceu. Confie no processo. O tratamento não pode ser baseado a uma dor ou a uma “lesão”. Deve ser integrado e abordado além dos sintomas que apresenta.

Cada um carrega um mundo de histórias e experiências, muito delas reprimidas, guardadas e esquecidas, mas todas estão ali, refletidas no corpo. Um corpo usado e vivido. Interpretar a linguagem corporal, o seu movimento, a sua postura, o seu objetivo individual, é saber enxergar além das palavras e das imagens, isso sim é um verdadeiro tesouro.

O corpo é uma autobiografia viva. Ele conta a nossa história, que levou algum tempo para ser construída. E pode escrever um novo capitulo. É simples, exercício físico. Pilates, funcional, musculação. Busque qualidade no profissional que vai cuidar de você, veja os resultados que ele propõe. Não tenha medo e nem complique ainda mais as coisas. Mas a gente sempre quer complicar, sei lá por que.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.