“Como serão os últimos 10 anos de sua vida?”

Foto divulgação | Pexels

Por: Andreia Chiavini

02/07/2015 - 10:07 - Atualizada em: 02/07/2021 - 11:01

Em 2018, o governo canadense divulgou uma campanha para conscientização da população, mostrando duas opções de como serão os últimos 10 anos de sua vida. No vídeo mostra simultaneamente duas rotinas diárias de um homem com aproximadamente 65 anos, sendo uma com uma vida ativa de exercícios e o outro sedentário.

O vídeo começa mostrando o nascer do sol e no outro a cortina da janela de um quarto hospitalar se abrindo. Um amarra seus tênis, anda de bicicleta, viaja, faz exercícios, tem alimentação saudável e o outro com dificuldade calça suas pantufas, com a ajuda de uma enfermeira, anda de cadeiras de rodas pelo corredor do hospital. Sua casa é adaptada por causa de suas limitações e toma uma coleção de remédios.

Um coloca sua gravata, vê as horas no seu relógio, toma suco com sua neta, tem encontros familiares e está nitidamente feliz. O outro coloca o oxigênio no nariz, pois tem uma grande dificuldade em respirar, arruma a pulseirinha que está marcando o seu nome e o número do quarto em que está internado, recebe sua dieta através de canudinho, tem a esposa como acompanhante no hospital, que sofre por sua condição.

Um cuida da sua saúde física e mental, VIVE A VIDA. O outro cuida da sua doença e SOBREVIVE. O final da campanha mostra que sua esposa está lá ao seu lado, ambos recebem um beijo no rosto com muito amor, a diferença é que um tem um sorriso no rosto e o outro está com lágrimas nos olhos. Uma campanha de 2018, mas tão atual. Tão necessária, em dias que todos se voltaram para a doença e esquecem que a saúde é alimentada diariamente. Ainda temos dificuldades de entender o óbvio.

Amanhã seremos o que pensamos e fazemos hoje. Nosso futuro construímos com cada passo e decisão tomada. Não seremos jovens eternamente, iremos envelhecer, afinal é o que todos nós almejamos, não é mesmo? A questão é; Como seremos quando a velhice chegar? Você já parou para pensar como serão os últimos 10 anos de sua vida? Como você está se preparando? Você irá cuidar da sua saúde ou da sua doença? Vale a pena parar e responder estas perguntas para si, sair da inercia e começar a cuidar da sua saúde.

Somos os únicos seres vivos que temos a noção do tempo, da vida e da morte. Mesmo assim, continuamos vivendo como se fossemos eternos, intocáveis e nos colocando em situações de risco, em desgaste físico e emocional excessivo. Cuidar da saúde dá trabalho, mas cuidar da doença, ah, a doença consome todas as tuas energias. Acreditamos que nunca vai acontecer conosco, mas confiem, os últimos 10 anos da sua vida serão de cobranças… Seu corpo irá te cobrar, sua mente, sua memória, sua consciência, sua disposição e tudo aquilo que te manterá vivo. Como você estará pagando? Onde você quer estar? Em que condições? Quer envelhecer? Qual a opção de vida que você escolhe? O que você quer ver no rosto dos que te amam?

Eu poderia falar muito sobre o que é comemorar mais um ano de vida, mas apenas vou te falar, você tem o poder de mudar seu futuro, de direcionar suas forças para cuidar da sua saúde e não de doença que te destrói aos poucos. Agora é a hora de você decidir, só depende de você.

Andreia Chiavini Movimento e Bem Estar

Endereço: Rua Emílio Stein 84 – Centro

Contato: Telefone e Whats 47 3271-8297

Redes sociais: Facebook e Instagram @andreiachiavini.pilates ou Instagram @andreiachiavinicentrointegrado | Site: www.andreiachiavini.com.br