“Trabalho e ressocialização”

Por: Pelo Estado

21/07/2018 - 08:07 - Atualizada em: 23/07/2018 - 09:24

A partir de terça-feira (24) e até quinta (26), Santa Catarina vai receber a 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro.

Em um mesmo lugar, o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, estarão sendo expostos os produtos fabricados pelos reeducandos dentro das unidades prisionais catarinenses e brasileiras.

O estado foi escolhido pela segunda vez para organizar o evento por ser referência nacional em número de presos que trabalham e estudam, em uma importante ação de ressocialização. No dia da abertura vai acontecer uma reunião do Conselho Nacional de Secretários da Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), para tratar de temas do sistema prisional.

Por exemplo, com o acirramento do combate ao crime organizado em Santa Catarina, a população carcerária aumentou muito. Em 2017, a média de entrada diária no sistema prisional era de três presos, número que saltou para nove neste ano.

O total de prisões realizadas no estado até 15 de junho de 2018 já superou o total do ano de 2017 inteiro. Por conta disso, o governador Eduardo Pinho Moreira editou um decreto de emergência para o sistema prisional e vão ser abertas mais 1.436 vagas até o final do ano.

Presença ilustre

Um dos destaques da programação da 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro será a presença do médico oncologista e cientista Drauzio Varella. Nascido em São Paulo, Varella também é escritor, autor dos livros “Estação Carandiru”, “Por um fio”, “Carcereiros”, entre outros. Ele dará palestra com o tema “O passar do tempo e a transformação das unidades prisionais e os operadores do sistema”. Antes disso, concede entrevista à imprensa.

Definições de sábado

Este sábado promete! O grande número de convenções de partidos que compõem a base do projeto Merisio Governador 2018 pode trazer surpresas. Ou pelo menos algumas definições.

Uma das expectativas é quanto ao nome do vice-governador em uma eventual chapa encabeçada pelo deputado estadual e presidente do PSD-SC, Gelson Merisio. O nome de Esperidião Amin, pré-candidato ao governo pelo PP, ainda é forte. Mas também pesam na decisão as preferências pessoais, a geografia das urnas e a rejeição de alguns nomes.

Ainda que tenha aparecido bem na intenção de votos da pesquisa da parceria do Grupo RIC com a Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e realizada pela empresa Lupi & Associados – Pesquisa e Marketing, divulgada em junho (primeiro lugar com 4,5%, contra os 2,2% do segundo, o governador Eduardo Moreira), Amin também acumula grande rejeição – 26,7%.

Uma das possibilidades é que o empresário Ninfo König, do PSB de Joinville saia da convenção como vice de Merisio. Afinidade entre eles não falta. Afinal, são amigos há mais de 30 anos.

Justiça itinerante

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, e os ministros Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Jorge Mussi, estarão na próxima segunda-feira (23) na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), na Capital, para o evento Justiça Eleitoral Itinerante. Durante o evento, será lançada a campanha do TRE-SC pela ética e transparência nas Eleições 2018. Um dos objetivos é o combate à corrupção no financiamento de campanhas eleitorais no próximo pleito.

Esquenta

Os peemedebistas fizeram festa em Içara na noite de sexta-feira (20), em ato de fortalecimento da pré-candidatura do deputado Mauro Mariani ao governo do Estado. Entre os muitos presentes, um casal que dá fôlego ao MDB do Sul catarinense – a deputada estadual Ada De Luca e seu marido, ex-presidente da Casan e ex-deputado federal Walmor de Luca.

Unidades de conservação

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, especialistas do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir o tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza” e definir diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação.

Trata-se do IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina, que vai acontecer em Florianópolis. Programação e mais informações no site www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc.