“Só pedimos consciência”

Por: Pelo Estado

25/01/2019 - 09:01 - Atualizada em: 25/01/2019 - 09:04

A afirmação é do deputado eleito Onir Mocellin (PSL), ou coronel Mocellin, que na nova Legislatura será o líder do governo na Assembleia Legislativa. O comentário foi sobre a sua atuação até aqui, mesmo antes da posse, para conseguir o máximo de apoio no Legislativo para a administração de Carlos Moisés.

Tão logo foi confirmado como líder, Mocellin passou a dar expediente na Assembleia, e acompanhou as negociações que levaram à definição de Julio Garcia (PSD) como presidente nos dois primeiros anos da nova legislatura e Mauro De Nadal (MDB) como vice, podendo ir à presidência nos dois anos finais. Mesmo com a movimentação recente dentro do MDB, com o presidente do partido, deputado federal Mauro Mariani, afirmando que a sigla não pode ficar de fora da disputa, Mocellin acredita que “o martelo está batido”.

A justificativa de Mariani para o MDB apresentar um nome é legítima – o partido é a maior do estado e elegeu a maior bancada. Entretanto, mesmo que sem a unanimidade desejada, a bancada emedebista aceitou a vice-presidência. Mocellin disse que o PSL não vai disputar cargos na Mesa Diretora agora e não deve disputar daqui a dois anos.

“Nós já temos o governo e não estamos oferecendo cargos como acontecia em gestões anteriores. Não temos nada a oferecer e só o que estamos pedindo é consciência em favor da sociedade catarinense.” Quanto às comissões, se houver alguma indicação do PSL não será para as de maior destaque. “Essas já estão definidas.”

Sob nova direção

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) mudou de comando em ato realizado ontem pela manhã na sede da empresa, em Florianópolis. Tomou posse como presidente o engenheiro Willian Anderson Lehmkuhl (D).

Funcionário com 15 anos de SCGás, ele sucede Cósme Polêse, que ficou por quase oito anos à frente da empresa de energia. O novo presidente vinha respondendo pela Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Assume a SCGás em um momento de mudanças no mercado.

Seu maior desafio será assinar um novo contrato de suprimento de gás natural. O atual, com a Petrobras, acaba em pouco mais de um ano e a estatal federal já anunciou que não vai renovar. A SCGÁS é responsável pela distribuição de gás natural no estado, produto que hoje vem da Bolívia por meio de gasodutos. Lehmkuhl foi indicado pela Celesc, acionista majoritária da companhia de gás.

Luto

Foi velado ontem, em Chapecó, o corpo do empresário Dércio Roberto Rosa, um dos fundadores da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), onde era vice-presidente Regional Oeste. Ele comandava os jornais Sul Brasil, de Chapecó, e O Vale, de Joaçaba. Passou mal em sua casa na noite de quarta-feira (23) e não resistiu a um infarto fulminante.

Divorciado, deixa dois filhos. O corpo foi levado para Sertão (RS), cidade natal de Dércio. A perda repentina repercutiu em diferentes meios de comunicação e mereceu notas de pesar emitidas pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pela Secretaria de Estado de Comunicação.

Olha o prazo!

Entre os dias será entre 4 e 7 de fevereiro acontece o segundo período de matrículas na rede estadual de ensino (fundamental, médio, profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos).

A informação é da Secretaria de Estado da Educação que reforçou sobre os programas com jornada ampliada (atividades no contra turno escolar), ofertados em cerca de 150 escolas no início deste ano, como o Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) e Ensino Médio Inovador (EMI).

A rede estadual também está com matrículas abertas para o ensino profissionalizante, tanto para quem ainda está no ensino médio, como para quem já concluiu. As oportunidades são por meio do Ensino Médio Integrado Educação Profissional (EMIEP) e pelos 18 Centros de Educação Profissional (Cedups). Ao todo, são 34 cursos em áreas como administração, saúde, gastronomia, tecnologia entre outros.

A Caasc, Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, lança hoje, em evento na Capital, o Programa pela Saúde Mental da Advocacia, marcando também a apresentação da nova diretoria da entidade (2019/2021), presidida por Cláudia Prudêncio.

Nos 33 anos de Caasc, ela é a primeira mulher a presidir a organização. O evento terá a participação da advogada Sandra Krieger e do psiquiatra Marcos Zaleski.