Pelo Estado com Andrea Leonora | Retrospectiva 2017/Perspectiva 2018 – Água e Saneamento

Por: Pelo Estado

15/02/2018 - 13:02 - Atualizada em: 15/02/2018 - 13:31

A virada empresarial da Casan, Presidente da Casan, Valter José Gallina

Encerramos um ano magnífico. Com planejamento, que virou uma marca dessa nova Casan, com investimentos em todos os cantos, com aval do governo do Estado e com a dedicação de seus funcionários, a Casan chegou ao final de 2017 consolidada como uma prestadora de serviços modelo e reconhecida pela sociedade catarinense. A virada de 2017 para 2018 pode ser declarada, simbolicamente, como o fim oficial daquela empresa que só recebia críticas. Não concordo com aquela avaliação, mas conseguimos deixá-la no passado. Além de obras, licitações, ordens de serviço e inaugurações já habituais, temos recebido prêmios que reconhecem essa mudança. Na área ambiental, recebemos o prestigiado Fritz Müller, concedido pela Fatma ao projeto de recuperação de matas ciliares que coordenamos no Oeste. O tradicional jornal O Estado de S. Paulo, em sua ação anual Empresas Mais, apontou um avanço de 138 posições da nossa companhia no ranking de desempenho e gestão. A revista Amanhã e a PwC revelaram que em 2017 a Casan foi a 12ª maior empresa de Santa Catarina e cresceu quatro posições, passando a ser a 18ª maior no anuário 500 Maiores do Sul. Não é só. A Casan ocupa a terceira posição no segmento Serviços Públicos e teve crescimento de Valor Ponderado de Grandeza (VPG) a partir da análise dos balanços das companhias dos três estados do Sul.  No dia 7 de dezembro, recebemos o prêmio Líderes, concedido pelo LIDE-SC. Fomos a única empresa pública vencedora, ao lado de organizações de grande porte e reconhecidas até internacionalmente. Todos esses são importantes, mas o mais surpreendente foi o Top de Marketing da ADVB na categoria Serviços. Além de ser um dos mais relevantes prêmios do estado, enaltecido por formadores de opinião e líderes de toda ordem, há uma década que a ADVB não destacava uma empresa pública. O superintendente Jair Sartorato, o mais longevo engenheiro de nossa empresa, emocionou-se ao subir ao palco para receber o troféu, sem esconder algumas lágrimas. Tenho rodado por todo o interior e percebo em todas as cidades de todos os portes que voltou o orgulho de portar o crachá da Casan. Essa autoestima recuperada ajuda, também, a melhorar a qualidade dos serviços prestados. Sei, obviamente, que não somos uma ilha, que precisamos entender que o Brasil ainda não saiu de uma crise profunda. Diante desse cenário, “fazer mais com menos” é nossa missão e obrigação. É com este espírito que estamos deixando a incômoda 23ª posição no ranking nacional de saneamento para ocupar um dos primeiros cinco lugares até 2019. É com este sentimento que estamos ampliando os sistemas de abastecimento de água. O cenário de 2018 não é de céu de brigadeiro, mas sei que com essa nova cultura empresarial a Casan vai atravessar a turbulência do país fazendo os investimentos necessários, levando mais água e mais saúde à população de Santa Catarina.

Qualidade de vida
Com as obras de esgoto já entregues e inaugurada, a Companhia estima que chega ao final do ano com 30% de cobertura no Estado. O número ainda é pequeno, mas significa que SC saltou, em oito anos, da 23ª posição no ranking nacional de cobertura de esgoto para o 13º lugar.  Com o Plano de Investimento em andamento, no valor de R$ 1,6 bi, a meta é chegar em 2019 entre os cinco primeiros lugares.

Saneamento em pauta
Uma das maiores realizações da Casan em 2017 – e na sua história – foi ter liderado com o SENGE-SC o 1º Congresso Catarinense de Saneamento. O evento transformou o Centro de Eventos de Canasvieiras, em agosto, em um palco que recebeu até 3 mil pessoas para ouvir palestras sobre esgoto. Entre as atrações do Congresso esteva o professor norte-americano George Tchobanoglous, considerado a maior autoridade mundial do assunto. Um dia antes de se iniciar o Congresso as inscrições tiveram de ser encerradas pois haviam superado a lotação do espaço. Em 2018 tem o segundo, em junho.

Respeito ao público
A Companhia chega ao final do ano celebrando os números de eficiência de seu Call Center, área que costuma ter pouca visibilidade, mas muita importância. O tempo média de espera do 0800 da Casan está na casa dos 10 segundos. E o índice de atendimento passa de 99%. Os números são resultados de reformulações implementadas desde 2015, quando a Casan voltou seu olhar para este diálogo com seus quase 3 milhões de usuários.

Adutora de Pilões
Em 2017 a Casan reforçou toda a estrutura da adutora de captação do Rio Pilões, na Serra do Tabuleiro, o que vai evitar rompimentos de rede em meio a deslizamentos de terra comuns naquela área. Apesar de pouca visibilidade, foi uma obra de R$ 1,1 milhão que dá garantia à adutora que abastece a Grande Florianópolis e que de tempos em tempos se rompia diante dos deslizamentos de terra, muito comuns naquela região. A tubulação de grande porte foi retirada de uma área onde ficava aérea e implantada sob a estrada da região, ficando mais protegida.