Pague 2 e leve 1!

Por: Pelo Estado

16/05/2018 - 09:05 - Atualizada em: 16/05/2018 - 09:10

R$ 890 bilhões! Segundo o Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, este foi o valor de tudo o que os brasileiros pagaram em tributos desde o 1º dia do ano até ontem, 15 de maio. No mesmo período, só em Santa Catarina, o valor coletado passa dos R$ 34,5 bilhões.

Tributo é essencial, uma vez que do que é recolhido da sociedade saem os recursos para manter as obrigações do poder público. Entretanto, o Brasil está em 30ª posição no ranking do Índice de Retorno e Bem Estar Social (Irbes), atrás do Uruguai (11ª) e Argentina (19ª).

Mostrar esses volumes e distorções é um dos objetivos do Feirão do Imposto de 2018, que vai acontecer em 52 cidades catarinenses, culminando no Dia D, no próximo sábado (19). Serão mais de 130 atividades para marcar o movimento que este ano reivindica justamente a maior eficiência no uso dos recursos públicos. O slogan da edição 2018 é Pague 2 Leve 1.

A coordenadora estadual do Feirão do Imposto, Larissa Rocha, explica que a iniciativa é muito maior que o Dia D. “Cabe a cada núcleo de jovens empreendedores trabalhar a conscientização para que consigamos mais do que apenas pessoas querendo abastecer o carro com preço mais baixo.

Queremos que as pessoas entendam que precisamos ter retorno do valor que pagamos, que precisamos cobrar para ter mais Saúde, mais Educação, mais Segurança.” Confira a programação das 52 cidades no link goo.gl/JVD2Hb

Reconhecimento

O trabalho do presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Glauco José Côrte, à frente do Movimento Santa Catarina pela Educação foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação nesta terça (15), com a entrega do diploma mérito educacional.

A iniciativa mobiliza diversos setores – indústria, comércio, agricultura e transportes – pela melhoria da qualidade da educação, uma das principais bandeiras da gestão de Côrte. Entre algumas conquistas do Movimento estão a elevação da escolaridade do trabalhador formal (de 60% para 70%, segundo a  RAIS) e a criação do Dia Estadual da Família na Escola, que este ano mobilizou mais de um milhão de catarinenses.

Apoio mútuo

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Volnei Morastoni,  prefeito de Itajaí, e o diretor Executivo da entidade, Rui Braun, visitaram ontem a sede da ADI-SC/Central de Diários. Foram recebidos pelo presidente Ámer Felix Ribeiro e pelo vice-presidente de Gestão e Finanças, Adriano Kalil.

Os representantes da Fecam pediram apoio para divulgação e cobertura da Marcha dos Prefeitos a Brasília, que acontece na próxima semana, e para o Congresso de Prefeitos, que acontece em Florianópolis de 11 a 14 de junho.

O tema principal será Cidades Inteligentes, englobando tecnologia e gestão. Morastoni e Braun conheceram um pouco mais da importância dos diários integrados e da expansão para o meio digital através do SCPortais, hoje o segundo portal de notícias mais acessado no estado.

Ribeiro e Kalil, por sua vez, aproveitaram a visita para reforçar o convite à participação da Fecam na Jornada de Debates promovida pela ADI-SC que este ano traz a temática Fake News X True News – o valor do jornal, marcada para a quinta-feira da próxima semana, dia 24.

Acordo

O governador Eduardo Pinho Moreira assinou três acordos de cooperação com o governador Hugo Passalacqua, da província de Misiones, na Argentina, de integração de ações de Segurança e Saúde nas cidades de fronteira. O acordo também prevê o ensino bilíngue nas escolas da região e para profissionais da Saúde, Segurança e Educação.

Temer em SC

Moreira volta mais rápido para Santa Catarina a fim de receber o presidente Michel Temer, que estará hoje em Florianópolis para a abertura do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

Internados

O deputado Leonel Pavan (PSDB) continua em coma induzido depois de um AVC que o acometeu na segunda-feira (14). O presidente da Assembleia Legislativa, Aldo Schneider (MDB), também foi internado para observação. Ele enfrenta tratamento contra um tumor na coluna. Enquanto o estado de saúde de Pavan é considerado grave, o de Schneider apenas inspira cuidados.

Fake News

Representantes da ADI-SC e da Central de Diários fizeram um roteiro por várias entidades, ontem à tarde, tratando da importância do evento que a Associação está organizando. Foram recebidos na Federação das Associações Empresariais (Facisc), na Fecomércio-SC e na Agência de Fomento do Estado (Badesc).