“Imetro-SC firma parcerias”

Por: Pelo Estado

05/11/2018 - 06:11 - Atualizada em: 05/11/2018 - 11:37

Nesta segunda-feira (5), o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) vai firmar parcerias com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Celesc e o Detran-SC). De acordo com o presidente do Imetro, João Carlos Ecker, as parcerias têm o objetivo de desenvolver projetos para dar mais agilidade e desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento econômico do estado. No caso da Univali, a meta é promover vínculos acadêmicos, científicos e tecnológicos nas áreas de Infraestrutura da Qualidade, Metrologia Científica e Industrial, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade, Acreditação e Superação de Barreiras Técnicas ao Comércio.

Já para o Detran-SC, o interesse está no intercâmbio de informações e no desenvolvimento de estratégias para fiscalização dos cronotacógrafos (instrumentos que registram a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido) instalados nos veículos automotores, o que permitirá a aplicação das regras de segurança nas estradas e rodovias federais, estaduais e municipais. O convênio com a Celesc será uma via de mão dupla. De um lado, o Imetro terá acesso aos dados do sistema de consumidores com permissão para consultas às informações cadastrais. Em contrapartida, o Instituto vai disponibilizar técnicos para a execução de verificações metrológicas de medidores, solicitadas por consumidores, e perícia técnica, solicitadas pela própria Celesc ou consumidores.

O ato de assinatura dos convênios terá a presença dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, da Segurança Pública, Alceu de Oliveira, do presidente do Inmetro Nacional, Carlos Augusto de Azevedo, do presidente da Celesc, Cleverson Siewert, do diretor do Detran-SC, Francisco Wollinger Neto, e do reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho.

Apelo ao “colega”

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 12ª Região (Anamatra 12), em Santa Catarina, parabenizou o juiz federal Sérgio Moro. Ele foi convidado e aceitou o convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro.

A presidente da Amatra 12, juíza do Trabalho Andrea Haus Bunn, acredita que o fato de ter um “colega” no Ministério pode ser uma oportunidade de um magistrado interceder favoravelmente a todos os segmentos do Judiciário, principalmente a Justiça do Trabalho. Em nota pública divulgada pela entidade, a indicação ao Ministério da Justiça é tratada como “missão”.

Na sequência, efeito o pedido para que se “abra um canal de interlocução com o Poder Judiciário e, em especial, que atue firmemente em defesa do estado democrático de direito e da Justiça do Trabalho”. Junto com a declaração de confiança na “capacidade, sensibilidade e competência” de Moro, vem o pedido para que sua atuação “seja pautada pela defesa da Magistratura como poder independente e valorizado”.

 ————————

“Ser radical de centro implica ser firme na preservação dos direitos civis e políticos e propor uma sociedade não excludente e justa. A onda conservadora concentra-se principalmente nos costumes, na cultura. O centro radical prega o respeito à diversidade e sua valorização, que é constitutiva da democracia, embora se recuse a transformar a diferença em expressão única do que é positivo. Sem fundamentalismos desnecessários e mesmo contraproducentes.”

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, defendendo a criação de um partido radical de centro

————————

50 anos Está marcada para o dia 28 de novembro a comemoração pelos 50 anos de criação da Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 1968, portanto em plena ditadura civil-militar, no período em que presidia o poder o deputado Lecian Slovinski, falecido há apenas três anos.

O começo, com a simples assessoria de imprensa restrita à presidência da Casa, evoluiu para a distribuição de releases, entregues pessoalmente em cada redação ou sucursal instalada em Florianópolis. Mais tarde, com o advento do fac símile(fax), também as redações do interior passaram a receber as notícias do Legislativo estadual.

Atualmente, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa catarinense está entre as mais atuantes do país. A Agência Alesc tem em sua estrutura A TV AL, a Rádio AL, a Sala de Imprensa, para atendimento aos profissionais da área, além da presença constante em todas as redes sociais.

Seguindo as tendências do setor, em 2011 se decidiu pela extinção do impresso AL Notícias, que, criado em 1999, chegou a 405 edições, todas digitalizadas e disponíveis para pesquisas, por exemplo. Uma das homenageadas será Jamile Machado, em grande parte responsável pela consolidação do serviço.