“Hora de negociar com a Celesc”

Por: Pelo Estado

15/11/2018 - 12:11 - Atualizada em: 15/11/2018 - 12:30

Você observou que lá embaixo, no rodapé da coluna, tem um anúncio? É a Celesc reforçando a chamada para a Semana de Conciliação, uma oportunidade e tanto para quem acumulou dívidas com a companhia de distribuição de energia e precisa resolver a situação.

Com apoio do Tribunal de Justiça (TJSC), a Celesc prorrogou até o dia 23, sexta-feira da semana que vem, a possibilidade de conciliação. Antes restritas à Capital, agora as negociações poderão ser realizadas em todas as regiões do estado, nas lojas de atendimento da Celesc. A Semana da Conciliação aconteceu entre os dias 5 e 9 de novembro, em Florianópolis, promovida pelo TJSC, com a participação de várias empresas, entre elas a Celesc. Nesse período, a empresa realizou 312 acordos, número 15% maior que o do ano passado.

Agora a companhia decidiu estender a iniciativa para o restante do estado. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, uma única empresa negociou, em 12 vezes, a dívida acumulada por oito faturas que não conseguiu pagar e que somaram R$ 264 mil. E não é só uma questão de cortar o fornecimento, uma vez que, por ser pública, a Celesc tem um importante papel social. Ciente de que sem energia uma empresa pode fechar, gerando desemprego, antes esgotam-se todas as possibilidades de resolver o problema.

“Observamos que esse ano os valores negociados, principalmente para pessoa física estão muito altos. Imagino que devido à crise, as pessoas pagam outras contas e deixam a de energia elétrica”, destacou a advogada da Celesc, Miriane Heidrich.

Carta de Intenções

Mantendo a prática de se comunicar apenas pelas redes sociais, o governador eleito de Santa Catarina, Comte. Moisés, comemorou em seu Facebook os bons resultados da reunião de governadores com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e ministros já indicados, ontem, em Brasília. Na postagem, disse que o encontro foi produtivo e resultou na elaboração da carta de intenções dos governadores eleitos, entregue ao futuro presidente.

“No documento, apontamos questões como a dívida pública, excesso de gastos com folha de pagamentos, segurança e saúde”, acrescentou. Ainda de acordo com Moisés, na mesma mensagem, Paulo Guedes, indicado para ser ministro da Economia na próxima gestão federal, falou da importância da aprovação de um novo pacto federativo e do aumento excessivo da carga tributária concentrada no governo federal, sem o devido repasse aos estados.

“Na foto, os governadores dos estados do Sul, Eduardo Leite (RS), eu e Ratinho Junior (PR)”, identificou. A Coluna Pelo Estado tentou contato telefônico com o Comte. Moisés, mas este não atendeu.

Bate-papo O deputado federal eleito Gilson Marques (Novo-SC), o presidente do partido no estado, Eduardo Ribeiro, e o primeiro suplente do Novo em Santa Catarina, Leandro Schmockel, estarão em Jaraguá do Sul na quarta-feira da próxima semana (21), para um bate papo sobre a Nova Política. Querem colocar em debate as propostas que o deputado federal apresentará em Brasília. Mais informações pelo link goo.gl/8PcPkt

Recordista Reeleito com 34.350 mil votos, o deputado Romildo Titon, do MDB, passa a ser o atual recordista de mandatos da Assembleia. São sete, todos efetivos e consecutivos. Com 64 anos e mais de 40 anos de atividade pública, ele também entra para a história como um dos deputados com maior número de mandatos da Casa. “A palavra é gratidão. Vamos continuar trabalhado forte, com seriedade e responsabilidade”.

Estação HighTech As startups vêm conquistando espaço cada vez maior em cenários econômicos tradicionais. Por isso, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito fez parceria com a FintechLab e o Torq para o 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, que será de 21 a 23 de novembro, em Florianópolis. Uma Estação HighTech trará 13 startups selecionadas por suas soluções eficientes para a área.

Medicina pelo ENEM Abertas as matrículas para o processo seletivo dos 30 alunos para a segunda turma do curso de Medicina em Jaraguá do Sul. Os candidatos podem fazer a inscrição pelo site www.estacio.br/medicina até o dia 25. Os aprovados começarão o curso já no primeiro semestre de 2019. A seleção dos interessados será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.