“Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado com Seminário Gestão Sustentável”

Por: Pelo Estado

06/06/2018 - 09:06 - Atualizada em: 06/06/2018 - 13:39

A Engie Brasil Energia, com sede em Florianópolis, manteve a tradição e está realizando, entre ontem e hoje, mais uma edição do Seminário Gestão Sustentável como forma de marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa terça-feira.

De acordo com o presidente da empresa, Eduardo Sattamini, cada vez mais se aprimora a ideia de que sustentabilidade não se limita às questões meramente ambientais. Para ele, trata-se de um tripé formado por Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Rentabilidade.

“A sustentabilidade está no cerne da nossa gestão como elemento de sobrevivência, especialmente na fase de transição que estamos vivendo.” O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Arthur Igreja, foi um dos palestrantes de ontem e falou sobre o Impacto da Inovação Disruptiva e Economia Compartilhada na Preservação Ambiental.

“Alguns acham que inovação é ter uma grande ideia, mas esta é apenas a  primeira parte”, disse, lembrando que a melhor ideia/inovação é aquela que resolve o problema do maior número possível de pessoas. “Inovação é aquilo que o consumidor olha e percebe que aquela solução vai facilitar sua vida.”

Outro palestrante foi gerente de Soluções para Cidades da Engie, Kevin Alix, que abordou o tema Cidades do Amanhã. Mas, para que esse movimento se efetive no Brasil, o país precisa de algumas reformas, como a tributária, e de mudanças regulatórias.

Retomada

Depois de mais um período de internação, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider (MDB), vai aos poucos retomando as atividades administrativas da Casa e a agenda de trabalho.

Ontem ele participou da reunião da bancada do MDB, que contou com as presenças do secretário da Administração, Milton Martini, do secretário da Infraestrutura, Paulo França, e do presidente da Fatma, Alexandre Waltrick. Cada um fez um breve relato de sua área.

Administração

Martini falou do envio ao Legislativo de projetos relacionados ao pessoal da Justiça e Cidadania. São correções relativas ao direito à aposentadoria de servidores de carreira. Com isso, espera baixar a pressão da categoria, que já havia anunciado estado de greve.

Infraestrutura

Já a preocupação de França é com o corte da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), o que reduziu ainda mais o volume de recursos para a manutenção da malha rodoviária estadual, especialmente para roçadas e tapa-buracos.

É apenas mais uma das consequências das mudanças promovidas pelo governo federal para garantir o barateamento do diesel. Ele deixou claro que o governo está tentando fazer malabarismo para dar conta das demandas mais urgentes, já que o financiamento para novas obras não enquadra essas ações.

Fatma Waltrick, por sua vez, falou da expectativa de mudança da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para uma nova sede própria, no Itacorubi. Uma boa notícia para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem.

Bem-estar animal

Acontece nesta quarta-feira, na Assembleia, a audiência pública com o tema “Bem-estar animal, constituição e recursos de Fundo estadual”. A iniciativa é do deputado Mário Marcondes (MDB), que defende a união de esforços para assegurar a criação de políticas públicas com este fim.

“Precisamos de ações práticas para conter o crescente número de animais vítimas de maus tratos e abandonados, que vivem nas ruas proliferando doenças e ninhadas, sem contar o risco quando esses animais fazem a travessia de ruas, avenidas e rodovias”, justificou o parlamentar.

Atenção para o interior

Deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) foi relatora de Projeto de Lei de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) que propõe beneficiar médicos e odontólogos que trabalham nos serviços do SUS em municípios com até 20 mil habitantes.

Ela apresentou substitutivo que estende o benefício a todos os profissionais da área da Saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas. A ideia foi acatada por uninimidade pelos membros da Comissão de Seguridade.

Caso aprovado em Plenário, o incentivo será a dedução de 90% do valor devido a título de Imposto de Renda da pessoa física retido na fonte. A proposta permite que a população do interior do país tenha mais acesso aos cuidados de proteção, promoção e recuperação da saúde, direitos previstos e garantidos pela Constituição.

Ainda na UTI

Deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) completa hoje 23 dias de internação em UTI, vítima de um AVC hemorrágico. O quadro é grave, mas estável. Ele já respira sem a ajuda de aparelhos, começa a responder os estímulos dos médicos, está passando por sessões de fisioterapia, mas não há previsão de alta.”