De decreto em decreto…

Por: Pelo Estado

24/05/2018 - 09:05 - Atualizada em: 24/05/2018 - 09:59

Representantes do Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul) estiveram na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para solicitar o retorno da alíquota de 12% no ICMS. “O segmento de indústrias químicas importa e compra produtos de outros estados. Com o benefício, irá atrair fornecedores para que se instalem em Santa Catarina, como os produtores de embalagens metálicas”, afirmou o secretário Paulo Eli. A Medida Provisória 220, que propunha a redução da alíquota de ICMS de 17% para 12% para todos os setores, foi rejeitada pelo Legislativo no início de maio. Agora, os segmentos estão recorrendo individualmente ao Executivo para garantir o benefício. Os atacadistas, por exemplo, já tiveram decreto assinado em favor do setor. Além da alíquota de 12%, a indústria química, estratégica para a economia do estado, solicita a saída de tintas e vernizes da Substituição Tributária (ST) e a desoneração da cadeia de fornecimento. Participaram da reunião o presidente do Sinquisul, Edilson Zanatta, e os diretores de Operações e Administrativo Financeiro da empresa Anjo Tintas, Rodrigo Colombo e Alexsandro Zanoni. Uma nova reunião já está agendada. A disposição da Sefaz é decretar a redução em favor do setor.

​SC-163 agora é BR

Deputado Marcos Vieira (PSDB) assinou ontem, juntamente com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-SC), Ronaldo Carioni, e o secretário estadual de Infraestrutura, Paulo França, a tão sonhada federalização da SC-163, Itapiranga/São Miguel do Oeste. Dos 4 mil quilômetros da rodovia que corta o Brasil, somente os 66 quilômetros em trecho catarinense não eram da União. O próximo passo é buscar recursos para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. ​

​Soluções conjuntas

Representantes da Fundação Empreender, braço técnico da Federação das Associações Empresariais (Facisc), foram recebidos pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck (PP). Apresentaram um projeto de desenvolvimento econômico englobando Mafra, Rio do Sul, São Bento do Sul e Guaramirim. A ideia é incentivar uma rede de cooperação entre micro e pequenas empresas em busca de soluções conjuntas. Entre as atividades estão o fortalecimento das associações empresariais, o estudo das vocações regionais, a criação de planejamento de longo prazo e convênios e termos de cooperação com outros países. O grupo também esteve na Fecomércio-SC e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.​

​Trégua Diante da dimensão que tomou a greve dos caminhoneiros, prejudicando o abastecimento de inúmeros itens em todas as regiões do país, o presidente Michel Temer pediu uma trègua de três dias para estudar a situação. Até o fechamento desta edição os representantes da categoria não tinham dado uma reposta.

Apoio A paralisação foi tema na sessão de ontem na Assembleia. A deputada Ada Faraco De Luca (MDB) declarou apoio ao movimento e disse que a política de preços da Petrobrás chegou ao limite. “A greve continua até que medidas sensatas sejam tomadas e eu estou com os caminhoneiros!”, declarou. O Maurício Eskudlark (PR) foi na mesma linha. Criticou os 11 reajustes do preço do diesel nos últimos 20 dias e acrescentou que, “somados a uma alta carga tributária, atingem em cheio os lares de todos os brasileiros”.

Homenagem

Hoje à noite, o ex-governador Raimund Colombo, pré-candidato ao Senado pelo PSD, receberá da Câmara de Vereadores de Tubarão o título de Cidadão Honorário Tubaronense. Amanhã ele cumpre agenda em Tubarão e depois vai para Lages, de onde sai para Chapecó para o lançamento da pré-candidatura do deputado Gelson Merísio (PSD) ao governo.

Roteiro 1

O deputado Silvio Dreveck, presidente do PP, fará roteiro por dez municípios do Meio Oeste catarinense e depois também seguirá para o ato de lançamento da candidatura de Merísio.

Roteiro 2

O também pré-candidato a governador Mauro Mariani, deputado federal pelo MDB, percorreu a Serra e hoje estará no Médio Vale. No sábado ele estará bem longe de Chapecó, mais precisamente em Canoinhas, onde participa de grande encontro do MDB do Planalto Norte em apoio à sua candidatura.

Adoção em pauta

O segundo evento Conversando sobre Adoção ocorre amanhã à tarde, em Lages. Iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia, presidida pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB), a ação objetiva propor a reflexão e a troca de experiências sobre adoção,  a construção de vínculos e, principalmente, a agilização dos processos de adoção.​