“Com repressão, crime se reorganiza”

Por: Pelo Estado

13/11/2018 - 05:11 - Atualizada em: 13/11/2018 - 09:46

E se o crime se reorganiza, os órgãos de Segurança Pública de Santa Catarina precisam se ajustar permanentemente, baseando suas ações em inteligência. Por exemplo: De janeiro a outubro de 2017 foram apreendidas 46 toneladas de drogas em Santa Catarina. O número despencou para 15 toneladas no mesmo período de 2018.

Com o trabalho forte de repressão e investigação, identificação e prisão dos envolvidos, o crime organizado mudou de estratégia. Em grande parte passou a investir no contrabando de cigarros, mas, diante das perdas, também preferiu migrar para outros estados. As perdas continuam acontecendo, principalmente de armamento e munição. Em 2017, os grupos organizados perderam 2,9 mil armas e 27,5 mil cartuchos, números que saltaram, respectivamente, para 4 mil e 33 mil, reduzindo drasticamente o poder de fogo – e de reação – dos bandidos.

Em entrevista à Coluna Pelo Estado, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, observou que em grande parte os resultados se devem à autonomia e, ao mesmo tempo, à integração entre as polícias (Civil e Militar) conquistada no atual governo.  Isso se refletiu na queda do número de homicídios. “Para cada homicídio registrado, quantos outros conseguimos evitar com as nossas ações?”

Memória recuperada

Ele é nome de ruas, praças, avenidas e até de time de futebol. Também dá nome à primeira ponte entre ilha e continente, na Capital do estado. Mas parte importante de sua história estava se perdendo. Estamos falando de Hercílio Luz, engenheiro que por três vezes assumiu como governador de Santa Catarina.

O palacete em que morou nos últimos anos de vida, na área central de Florianópolis, estava abandonado e ruindo, junto com parte da história e da memória arquitetônica catarinense.

O começo da recuperação veio com a aquisição da área por uma incorporadora, que constrói um complexo multiuso vizinho ao palacete (www.cidademilano.com.br). Os novos proprietários estão trabalhando em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para promover o resgate da infraestrutura e arquitetura da Casa de Hercílio Luz.

A intenção é que, quando o restauro for concluído, possivelmente ainda em 2018, o espaço venha a sediar eventos. Além disso, será aberto à visitação pública, permitindo o reencontro do público em geral com a história de um homem que virou referência na política catarinense.

A campanha não termina, apenas muda de foco. Tem sido assim pelo menos nas três últimas eleições gerais. Definidos os deputados, os senadores e o governador, os partidos já se voltam para a organização de olho nas eleições municipais. E com o PSL, o grande case de sucesso das últimas eleições, não é diferente. Em reunião no final de semana, os líderes do partido decidiram investir pesado nas bases.

A estratégia é a mesma das demais siglas: fortalecer os diretórios municipais, ampliar o número de filiados e, com isso, aumentar as chances de sucesso nas eleições gerais  de 2022. É mais ou menos como se organizam as escolas de samba. Acabou um carnaval, já começam  trabalhar para o próximo.

Reconhecimento O presidente da Associação de Hospitais (Ahesc), Altamiro Bittencourt, foi indicado pelo deputado José Milton Scheffer para receber a Comenda do Legislativo Catarinense, concedida anualmente pela Assembleia Legislativa como reconhecimento aos que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo.

Para o parlamentar, Bittencourt merece a comenda por sua história de vida, de profissão e por sua liderança, “que tem contribuído para tornar o Estado, em especial o setor da Saúde, mais justo e mais humano”. A honraria será entregue na próxima segunda-feira (19).

Título Os destaques do turismo catarinense em 2018 serão premiados com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo. Promovido pelo governo estadual, em parceria com o parque Beto Carrero World, a premiação deste ano teve a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de premiados: Personalidade, Município, Empreendimento e Evento de Destaque.

Além disso, a forma de votação foi alterada, buscando descentralizar a escolha dos homenageados, permitindo a participação das instâncias do turismo de Santa Catarina. A votação fica aberta ao público até dia 03 de dezembro, no site turismo.sc.gov.br

Registro O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, assumiu ontem a coordenação Aliança Láctea Sul Brasileira, entidade criada para fortalecer a cadeia produtiva do leite na região Sul.