Seminário será na próxima segunda-feira (10) | Foto Arquivo/Agência Brasil
Seminário será na próxima segunda-feira (10) | Foto Arquivo/Agência Brasil

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem*), formado por sete entidades empresariais, realiza, na próxima segunda-feira (10), um seminário com o tema Reforma da Previdência e a relação desta com a retomada do crescimento.

Já foram confirmadas as presenças do gerente de Políticas Fiscal e Tributária da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Carraro Telles, e os deputados federais catarinenses Darci de Matos (PSD), Daniel Freitas e Rodrigo Coelho (PSL) e Pedro Uczai (MDB), todos membros da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 6/19).

O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, afirma que a entidade apoia incondicionalmente a reforma previdenciária e defende que ela é essencial para restabelecer o equilíbrio fiscal, atrair investimentos e manter a roda da economia girando. “O sistema atual é insustentável e injusto”, decreta.

Ele citou pesquisa recente da CNI que mostra que seis em cada dez brasileiros dizem que a reforma é necessária. Aguiar acredita que está consolidada a percepção de que se não forem definidas novas regras, que reduzam o déficit na Previdência, vai faltar dinheiro para educação, saúde e infraestrutura.

Além do Cofem, são realizadoras do seminário a Associação de Diários do Interior (ADI-SC), da Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC), da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Interessados podem confirmar presença pelo link http://twixar.me/bsBn

Duodécimo

Deputado Maurício Eskudlark (PR) | Foto Divulgação

Deputado Maurício Eskudlark (PR), líder do governo na Assembleia Legislativa, ainda comemora a aprovação da reforma administrativa proposta pelo Executivo estadual. Mas deixa claro que ainda tem muito trabalho pela frente.

O esforço é para manter os vetos do governo. Na sessão de ontem no Legislativo, por exemplo, todos os vetos analisados foram mantidos. Além disso, trabalha para sensibilizar os colegas parlamentares para a necessidade de revisão dos duodécimos repassados a outros poderes. “Diante do momento de dificuldades que o país atravessa, todos têm que dar uma cota de sacrifício”, afirmou.

Ainda assim, Eskudlark acredita que os valores não serão reduzidos, uma vez que, prevê, a arrecadação continuará crescendo.

 

Não médicos

A preocupação com a atuação de profissionais não médicos em Santa Catarina levou o presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia (SCO), dr. João Artur Etz Junior, e o vice-presidente dr. Ayrton Ramos, a conversar com parlamentares, em Brasília, para debater o problema, considerada uma questão de saúde pública pela entidade. Um dos encontros foi com o senador Esperidião Amin (PP), para quem apresentaram os projetos que estão sendo desenvolvidos em Santa Catarina.

Refugiados

Continua a iniciativa Atuação em Rede: Capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil. O evento é uma promoção conjunta de 12 instituições públicas e entidades da sociedade civil, além de organismos internacionais, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). A programação acaba na sexta-feira (7) e engloba palestras, oficinas, mesas de debate com diferentes públicos e em diferentes lugares. Informações pelo link http://twixar.me/DMBn

Cooperação

Trabalhar em regime de colaboração é o objetivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, e os benefícios já estão aparecendo. Os 21 secretários municipais de Educação que integram o ADE Granfpolis se encontram hoje (6) para conhecer e celebrar os resultados alcançados pelas soluções educacionais de alfabetização e correção de fluxo, implantadas nas escolas de Ensino Fundamental dos municípios da região, nos últimos dois anos: 100% das crianças alfabetizadas, e 100% dos alunos promovidos. Em 2017, foram atendidos 1.336 alunos. O número mais que dobrou no ano seguinte, com o atendimento de 3.263 alunos. Este ano, estão sendo atendidos cerca de 4.500 alunos.

Cobrança

O deputado federal Hélio Costa integra as frentes parlamentares mistas pela conclusão da BR-470 e da BR-285 | Foto Divulgação

O deputado federal Hélio Costa integra as frentes parlamentares mistas pela conclusão da BR-470 e da BR-285 lançadas nesta quarta-feira (05) em Brasília. O parlamentar participou da solenidade no Salão Nobre da Câmara.

A BR-470 tem 368 km de extensão no território Catarinense, entre as cidades de Navegantes e Zortéa. Já a BR 285 vai do município de Araranguá (SC) até o interior do Rio do Grande do  Sul.

* Cofem é integrado pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio-SC), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc).

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?