Bons frutos

Foto Luis Gustavo Debiasi

Por: Pelo Estado

17/05/2018 - 09:05 - Atualizada em: 17/05/2018 - 09:10

A passagem do presidente Michel Temer, ontem à noite, por Florianópolis, trouxe bons frutos para Santa Catarina. Até o fechamento desta edição ele ainda não havia chegado à Capital para participar da abertura do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). Mas, antes mesmo de sua chegada, o secretário Nacional de Mobilidade, do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Moraes Jr, confirmou a assinatura de uma autorização do presidente para que o Ministério firme os contratos com os municípios catarinenses que já têm projetos aprovados dentro do programa Avançar Cidades – Mobilidade.

Os municípios são Sangão, no Sul catarinense, e Concórdia, no Oeste. Para representar o BRDE, agente financeiro credenciado para a operação, estava escalado o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Neuto Fausto de Conto. O programa previa a assinatura da autorização por Temer, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e De Conto.

Outra expectativa era em torno da entrega, pelo presidente da República e pelo Ministro do Turismo, o catarinense Vinícius Lummertz, do Documento de Autorização de Empenho ao Governo de Santa Catarina para conclusão das obras do Centro de Convenções de Balneário Camboriú. Ainda são necessários R$ 16 milhões para a conclusão da obra. A informação não foi confirmada. Mas, como Lummertz viajou na mesma aeronave de Temer, pode ter dado tempo para um convencimento de última hora.

Momento do PSD

Dez mil pessoas devem se reunir na Efapi, no dia 26 (sábado), para o lançamento oficial da pré-candidatura do deputado Gelson Merisio ao governo de Santa Catarina pelo PSD-SC. Está sendo montada uma grande estrutura para receber lideranças de todos os partidos envolvidos no projeto – PCdoB, PDT, Podemos, PP, PRB, PROS, PSB, PSC, Solidariedade e o próprio PSD. O ex-governador Raimundo Colombo, pré-candidato ao Senado, estará no evento, que está tratando como “o momento de o PSD mostrar sua força”. Força e superação. Na noite de terça-feira (15), por exemplo, Merisio e Julio Garcia, que vinham em um clima de enfrentamento, tiveram um encontro para uma “conversa de aproximação”. Com isso, é possível que a comitiva do Sul para o evento no Oeste seja numerosa.

União de forças

O comandante da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Araújo Gomes, esteve ontem em São Paulo para audiência com o comandante da PMSP, coronel Marcelo Vieira Salles. À tarde, participaram do IX Painel de Defesa, organizado pelo Comando Militar do Sudeste, do Exército Brasileiro, que discutiu O papel das Forças Armadas na garantia da Lei e da Ordem e o combate ao crime organizado.

Reservada

O governador Eduardo Moreira voltou mais cedo da Argentina, onde participou do encontro que reuniu seis países do Centro-Oeste da América do Sul, e cerca de 50 estados, na cidade de Tucamán. Quis cumprir o papel de anfitrião ao presidente Temer. E, quem sabe, aproveitar para uma conversa reservada. Na pauta, demandas do Estado.

Institucional

O secretário de Estado da Comunicação (Secom), Gonzalo Pereira, fez uma visita institucional na manhã de ontem à sede da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), Central de Diários e SCPortais. Recebido pelo presidente da ADI-SC, Ámer Felix Ribeiro, e pelo vice-presidente de Gestão e Finanças, Adriano Kalil, ele disse que a política de Comunicação do Estado tem que tratar do cidadão como cliente principal da estrutura governamental. “Queremos intensificar o diálogo com os cidadãos entendendo o governo como um grande prestador de serviços.”

Audiência

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai realizar hoje a audiência pública para discutir o impacto das importações de alho e cebola na produção nacional e políticas públicas para os produtores. A reunião foi um pedido dos deputados federais Evair de Melo (PP-ES) e Valdir Colatto (MDB-SC).