“Boa expectativa”

Por: Pelo Estado

24/01/2019 - 09:01 - Atualizada em: 24/01/2019 - 09:24

O setor produtivo catarinense está mais otimista neste começo de ano do que em períodos passados. De acordo com levantamento divulgado ontem pela Federação das Indústrias (Fiesc), os empresários do setor elevaram de 67 para 68,5 pontos o índice de confiança nesse mês de janeiro sobre dezembro do ano passado.

O índice é superior à média nacional, que ficou em 64,7 pontos, registrando aumento de 0,9 ponto do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O resultado de Santa Catarina é o melhor da série avaliada e é o quinto crescimento consecutivo do índice, acumulando 14,8 pontos de incremento desde setembro de 2018. No caso dos setores representados pela Fecomércio-SC – comércio, serviços e turismo –, os índices de confiança também são positivos.

Na Pesquisa de Expectativa do Consumidor houve um salto. Enquanto a declaração de otimismo era de apenas 55,6% para 2018, para 2019 chegou a 82,7%. Foi registrado aumento no índice de otimismo também entre os empresários. Para 2019, 89,3% dos entrevistados declararam que esperam vender mais no período, percentual maior que os 80,8% declarados para 2018.

Absurdo devolvido

O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) foi um dos poucos parlamentares que já devolveu, através de pagamento de guia “GRU”, à Câmara dos Deputados, o valor que recebeu referente ao chamado “auxílio mudança” – R$ 24.478,18. De acordo com Maldaner, esse tipo de privilégio vai totalmente contra ao que o país precisa. “Temos que ser sensíveis ao momento que o Brasil está vivendo.

A eleição foi marcada por uma onda de mudanças, o eleitorado demonstrou claramente o seu descontentamento com a política, prevalecendo em poucos casos a representatividade”, lembrou o parlamentar. Ele disse que foi reeleito para continuar representando Santa Catarina e que “todos têm o dever de moralizar a política, sem regalias como esta, pois a Câmara deve ser a protagonista do crescimento e do desenvolvimento do nosso país”.

Decisão da Arábia

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) emitiu um documento ontem à tarde, assinado pelo presidente da entidade, José Antônio Ribas Júnior, afirmando que a decisão da Arábia Saudita de descredenciar exportadores de frango do Brasil impacta pouco o estado. Na verdade, apenas duas empresas: a Vossko, de Lages, e a unidade de perus da BRF, em Chapecó. Ambas devem iniciar logo as tratativas para novo credenciamento.

Alerta

No documento, Ribas Júnior alerta que pode ocorrer oferta excessiva de carne de aves, o que derruba os preços ao produtor. Por isso, diz o texto “torna-se urgente a abertura de novos mercados em uma ação coordenada do setor privado com os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores”.

SC Vale do Silício

O Brasil abriga seis mil startups. Santa Catarina, conhecida como Vale do Silício da América Latina, concentra grande parte dessas empresas, tendo 5,6% da sua economia ligada à tecnologia, de acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). São exemplos a Cheesecake Labs, eleita como uma das melhores pequenas empresas para trabalhar no Brasil, e a GoGood, que conta com R$ 1,5 milhão de investimentos e mais de dois mil usuários.

Menos ódio, mais amor

A Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam) lança na próxima quarta-feira (30) a campanha  Diga não à violência à Mulher, menos ódio mais amor. O evento será na sede da Federação das Indústrias (Fiesc), às 14h30min, com palestra de Maria da Penha, farmacêutica bioquímica que deu nome à lei em defesa às vítimas de violência.

Na campanha, o número da Central de Atendimento à Mulher, o 180, será colado em mais de um milhão de garrafões de 20 litros exclusivos da associação. De acordo com Tarciano Oliveira, presidente da Acinam, divulgar o 180 no próprio vasilhame, presente em boa parte dos lares, é uma forma de incentivo à denúncia  não só para quem sofre a agressão, mas  também para quem convive com essa forma de violência e não sabe como proceder na hora.