Nem 24 horas depois da primeira coletiva do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), Ricardo Roesler, em que falou sobre a atenção que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está dando às notícias falsas (fake news), que se propagam nos meios virtuais especialmente em período eleitoral, circulou um vídeo pelo WathsApp atacando frontalmente o deputado Gelson Merisio, presidente do PSD-SC. O assunto é tratado por Merisio e sua assessoria como “a primeira fake news da campanha” que sequer começou oficialmente. Estão avaliando do ponto de vista jurídico se haverá uma denúncia formal para provocar a investigação da origem do vídeo pela Polícia Federal e uma ação do TRE-SC. Na prática, os ataques que Merisio vem recebendo podem ter efeito contrário para seus adversários. Quem não conhece o provérbio popular “os cães ladram e a caravana”? Pois a caravana de Merisio, batizada de Sabatinas Regionais, estará nesta sexta-feira (16) em Joinville, depois de já ter passado por Xanxerê, Concórdia, Araranguá e Criciúma. O objetivo é passar por todas as regiões para debates com a sociedade.
Entendimentos
A partir de abril o MDB deve intensificar os entendimentos visando às eleições de outubro. O deputado federal Mauro Mariani, presidente da sigla no estado, disse ontem durante o almoço da bancada do partido na Assembleia Legislativa, que vai organizar uma comissão com o aval da Executiva para promover contatos com outros partidos. Adiantou que essa estratégia já foi ventilada em conversa com o governador Eduardo Moreira. O PSDB continua como parceiro preferencial. Na foto, o presidente da Assembleia, Aldo Schneider, e os deputados Mauro De Nadal e Manoel Mota.
União pela Saúde
O projeto de lei que define o repasse mensal à Saúde foi tema da reunião entre o deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, e Caroline Cabral Zonta, promotora de Justiça do Ministério Público (MPSC). Saretta é relator do projeto que obriga o Estado a depositar, mensalmente, na conta da Saúde, o valor das parcelas destinadas ao setor, em forma de duodécimo. O projeto será analisado na próxima reunião da Comissão. A promotora declarou apoio à iniciativa, seguindo o que o próprio MPSC tem feito, com as ações judiciais que estão ajudando a convencer o governo a repassar o valor destinado à Saúde.
Sessão especial na Assembleia Legislativa vai marcar a passagem do centenário de nascimento do ex-governador Ivo Silveira (26/03/1918 – 02/08/2007). A homenagem está programada para a última segunda-feira de março (26). A deputada Dirce Heiderscheidt (MDB), por ter base eleitoral em Palhoça, município de nascimento de Ivo Silveira, vai presidir a sessão.
Ivo Silveira foi prefeito do município, deputado estadual, líder de bancada e líder de governo no Parlamento. Depois, governador eleito pelo PSD, mas empossado pela Arena, em 1966, com a criação do bipartidarismo. Deixou marcas como o estímulo ao cooperativismo e à assistência técnica agropecuária. Em 1969 transferiu temporariamente o governo para São Miguel do Oeste.
Mais saúde O presidente do PP-SC, deputado Silvio Dreveck, esteve ontem em Brasília para uma série de reuniões. Voltou com boas notícias para a Saúde. O ministro Ricardo Barros autorizou a liberação de recursos para compra de equipamentos da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, de Campos Novos. E aguarda documentação para avaliar uma reforma no Hospital e Maternidade Sagrada Família, de São Bento do Sul, que realiza cerca de 100 mil atendimentos por ano.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, estará hoje na Comissão de Direitos Humanos do Legislativo estadual. Foi convidado para esclarecer aos parlamentares sobre a utilização da Polícia Civil na fiscalização de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais nos estabelecimentos comerciais. Mas o deputado Fernando Coruja (MDB), presidente da Comissão, adiantou que violência também estará na pauta da reunião.