Por Luiz Carlos Buzzarello
Vice-Presidente de Comunidade da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs)
A atuação da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) em favor da segurança pública tem se consolidado como exemplo de engajamento do setor produtivo com as causas que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a um ambiente favorável de negócios, que promova o desenvolvimento econômico sustentável.
Com visão estratégica e senso de corresponsabilidade social, historicamente a entidade mobiliza recursos, articula parcerias com o poder público e com outros setores ativos da sociedade civil, promovendo ações que fortalecem as instituições policiais e contribuem para a prevenção e combate à criminalidade no município e em toda a região do Vale do Itapocu.
Uma das principais frentes da Acijs é o apoio estrutural às forças de segurança. A entidade já viabilizou, por meio da participação na Associação de Amigos da Segurança Pública, e o respaldo de parcerias com empresas, a doação de viaturas, equipamentos, uniformes, computadores e outras ferramentas essenciais ao trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil, e dos bombeiros. Essas doações complementam os investimentos públicos, assegurando mais agilidade e eficácia nas operações policiais.
A entidade também é apoiadora de esforços comuns do poder público, Judiciário e a sociedade civil, com representação no Conselho Penitenciário, respaldando ações que oportunizem a ressocialização a apenados do Presídio Regional.
Outro destaque é a constante interlocução com os comandos regionais das polícias Civil e Militar, além do Ministério Público e Poder Judiciário, com reuniões periódicas que permitem alinhar estratégias, identificar gargalos operacionais e propor soluções conjuntas. A Acijs ainda atua politicamente na cobrança por mais efetivo e na ampliação de investimentos em tecnologia e inteligência policial. Atualmente, um dos projetos de atenção é voltado à ampliação da rede de videomonitoramento por câmeras reconhecimento, tecnologia que estará incorporada ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), assegurando ainda maior agilidade nas ações das forças de segurança e tranquilidade à população.
Entendemos que ações realizadas de maneira sinérgica entre o setor empresarial e os diversos segmentos organizados da sociedade promovem um ambiente de cooperação que colabora de forma assertiva para a melhoria da percepção de segurança pública à toda a coletividade. Para a Acijs, embora papel constitucional do Estado, a segurança é responsabilidade de todos, e o desenvolvimento só é possível em ambientes onde a ordem e a confiança social caminham lado a lado.