Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Joinville adota novo modelo de carnê do IPTU

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Elisângela Pezzutti

04/01/2023 - 18:01 - Atualizada em: 04/01/2023 - 18:48

O joinvilense que recebeu o carnê do IPTU em casa percebeu que este ano tem mudança no formato. Agora, o documento é todo em preto e branco com páginas em formato A4, como se fosse uma carta. Nelas, estão as guias para pagamento em cota única ou parcelado, além de informações do imóvel e inscrição imobiliária.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Fazenda, adotou o novo formato com foco na economia e também na questão ambiental.

“No modelo anterior, eram mais páginas de papel. Agora, tivemos redução nessa quantidade. Além disso, ficou mais barata a impressão do carnê do IPTU. Como a quantidade impressa é grande, cerca de 265 mil unidades, a economia é positiva para o município, sendo aproximadamente R$ 74 mil de redução nos custos de impressão e distribuição”, explica Flávio Martins Alves, secretário da Fazenda de Joinville.

No carnê também estão os detalhes sobre datas e locais para pagamento, como fazer a revisão do IPTU e manter o cadastro imobiliário atualizado.

Nesta quarta-feira (4), joinvilenses tiveram dúvidas sobre a veracidade do documento pela mudança do formato em função de áudios que circularam em aplicativos de troca de mensagens e procuraram a prefeitura, especialmente pelas redes sociais. O carnê entregue pelos Correios é o oficial e válido.

Quem preferir, pode acessar o joinville.sc.gov.br/iptu, e clicar em “Gerar a 2ª via do carnê do IPTU”. Como é gerado um novo documento, o número do código de barras é diferente do apresentado no impresso, mas todos os valores e prazos para pagamento informações sobre o imóvel, como a inscrição imobiliária, permanecem os mesmos.

Prazos e descontos

O contribuinte tem até o dia 10 de janeiro para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, e até 10 de fevereiro com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2023, com o valor dividido em dez parcelas.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob São Miguel.

O período para solicitar revisão do IPTU vai até as 18h do próximo dia 3 de fevereiro, e pode ser feito online, também pelo site da Prefeitura de Joinville.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.