O mundo está de luto. Nesta quinta-feira (29), o maior jogador de futebol de todos os tempos Pelé morreu aos 82 anos.
O Rei estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro por conta de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19, além de dar continuidade do tratamento de um câncer no cólon.
Depois de cirurgia em setembro de 2021, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado no início deste ano.
O quadro piorou em 21 de dezembro, quando o hospital divulgou um boletim médico destacando que o craque necessitava de maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca.
Nesta quinta, ele não resistiu a novas complicações e acabou falecendo. Ainda não foram divulgados os detalhes do velório, mas deve ocorrer na Vila Belmiro, casa do Santos, time que Pelé teve sua maior trajetória como jogador.
História no futebol
Natural de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé iniciou sua carreira no futebol aos 10 anos de idade no BAC (Bauru Atlético Clube), time da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, onde o pai Dondinho jogava profissionalmente.
Após o grande desempenho na equipe, ele chegou ao Santos em 1956 e marcou o primeiro gol como profissional no dia 7 de setembro daquele ano, com apenas 16 anos.
Pelo Peixe, o Rei do futebol foi dez vezes campeão do Campeonato Paulista, sendo artilheiro por nove temporadas seguidas, bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de ter marcado seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969. Foram 1.091 gols em 1.116 jogos pela equipe paulista.
Já pela seleção brasileira, o ex-jogador foi convocado pela primeira vez aos 16 anos e estreou em uma Copa do Mundo com apenas 17, em 1958, anotando seis gols e se tornando um dos destaques do Brasil no título inédito do Mundial na Suécia.
Quatro anos depois, se machucou na segunda rodada da Copa do Chile, mas pôde comemorar o bicampeonato com a amarelinha. Em 1970, comandou o time brasileiro ao tricampeonato mundial no México e é o único jogador a vencer três Copas até hoje.
Mesmo com apenas 31 anos, Pelé deu adeus à Amarelinha em 1971. Diante de um Maracanã lotado, o Rei esteve na seleção brasileira que enfrentou a Iugoslávia no dia 18 de julho. Com a camisa canarinho, ele disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com números da CBF.
Em toda a carreira, o ex-atacante fez 1.282 gols em 1.364 partidas.