Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aprenda receitas práticas e saudáveis para a ceia de Natal

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/12/2022 - 10:12 - Atualizada em: 21/12/2022 - 11:38

O Natal está chegando e você ainda não teve tempo de pensar no que servir junto com o tradicional peru ou outra carne de sua preferência? Que tal aproveitar as dicas de receitas da nutricionista Letícia Gasnhar? Ela é professora do curso de Nutrição da UniSociesc e organizou três sugestões práticas e saudáveis: perfeitas para quem está na correria até o último minuto, mas não abre mão de fazer algo especial na ceia de Natal.

“Escolhi receitas funcionais, que além de saborosas, se comparadas às receitas mais tradicionais, possuem ingredientes com mais fibras, mais proteína e nutrientes antioxidantes”, explica Letícia.

Ela observa que a farofa pode ser servida como acompanhamento ou como recheio do peru, do chester ou mesmo como outra carne escolhida para a ceia.

“Farofa combina com qualquer ceia e a receita sugerida vai ser mais leve e nutritiva”, ressalta.

Em relação à sobremesa podem ser usadas versões melhores do que açúcar branco, mas “nada de pular o doce na noite de Natal”.

Foto: Pixabay

Segundo ela, a dica é não ir para a ceia de Natal “morrendo de fome”. “Você pode usar frutas, amendoim, castanhas, azeitona como petiscos, por exemplo. Pode ser uma estratégia. Comer com calma, apreciar o momento, mastigar bem os alimentos, soltar o talher na mesa enquanto mastiga, também são estratégias interessantes. Entender que não é a comida em si que faz a ceia de Natal um momento especial, mas a socialização, o estar junto de pessoas queridas”, destaca. “E se consumir bebidas alcoólicas, não esqueça de ingerir bastante água”.

Salpicão fresh

Ingredientes:
1 repolho roxo pequeno fatiado em tiras finas
1 cenoura ralada
1 maçã verde picada em cubos pequenos
1 pepino japonês picado em cubos pequenos
Suco de 1 limão
Cebolinha verde e salsinha a gosto
Pitada de sal

Maionese de abacate

1 abacate maduro
Suco de 1 limão
½ dente de alho pequeno ralado
Pitada de sal
½ xícara de água (depende do tipo de abacate)
Coentro fresco ou em pó e salsinha a gosto

Modo de preparo para a maionese:
Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer até a maionese ficar bem homogênea. Se precisar, corrija os temperos até agradar o paladar.

Modo de preparo para o salpicão:
Misturar os legumes e verduras picadas com a maionese e manter em refrigeração até o consumo. Você pode decorar com semente de abóbora, milho tostado, grão de bico chips ou até mesmo alguma proteína animal chapeada (camarão ou cubos de frango, por exemplo).

Farofa proteica

Ingredientes:
1 cebola pequena picada
1 dente de alho médio picado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 xícara de farinha de grão de bico
½ xícara de farinha de mandioca
1 colher de sopa de farinha de linhaça
2 colheres de sopa de castanha do Pará picadas
Pitada de sal
Cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo:
Refogar a cebola com o azeite de oliva até ficar com uma cor mais transparente. Adicionar o alho, os temperos verdes e as castanhas e continuar mexendo enquanto refogada bem. Acrescentar as farinhas e mexer para não queimar, pelo menos até a farofa ficar mais úmida (se precisar pode acrescentar mais 1 colher de sopa de azeite de oliva), acertar o sal e servir.

Foto: Pixabay

Merengue de morango

Ingredientes:
120 ml de leite líquido (pode ser vegetal ou animal)
200 ml de leite de coco concentrado
¾ xícara de coco ralado sem açúcar
½ xícara de açúcar demerara ou mascavo (pode substituir por adoçante como o stevia ou o maltitol)
1 colher de sopa de amido de milho
1 bandeja de morangos

Modo de preparo:

Em uma panela, misturar o leite líquido, o leite de coco concentrado, o açúcar, o coco ralado e o amido de milho e mexer até o creme engrossar. Esperar o creme esfriar. Para montar a sobremesa, intercale o creme com os morangos picados e mantenha na refrigeração até servir. O morango pode ser trocado por outra fruta a seu gosto.

Foto: Pixabay

Sobre a UniSociesc

Com vocação para inovação, ambientes maker, coworkings e espaços que estimulam a troca de conhecimentos e experiências, a UniSociesc é reconhecida pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino superior de Santa Catarina. Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, há mais de 60 anos dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras.

Com unidades acadêmicas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville (duas unidades) e São Bento do Sul, conta com ampla diversidade de cursos, são mais de 70 opções em seu portfólio, e uma estrutura de laboratórios diferenciada, sendo os mais completos e modernos entre as instituições de ensino da região. A UniSociesc também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos pólos dentro e fora do Estado de Santa Catarina.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).