Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ação Social de alunos do Senai em Jaraguá do Sul beneficia entidades

Divulgação/SENAI

Por: Pedro Leal

20/12/2022 - 11:12 - Atualizada em: 20/12/2022 - 11:28

A turma do curso de Costureiro do Qualifica Jaraguá fez uma nova entrega de naninhas para a Secretaria de Assistência Social destinadas às gestantes atendidas pelos 7 CRAS do município. Além da representante da Secretaria, Bruna Nagel Pauli, participaram Douglas Venturi, coordenador do Sine de Jaraguá do Sul, o supervisor dos Cursos de Qualificação do Senai Rafael Rodrigues da Silva e a professora Katia Schirley Krogel, que conduziu a turma durante o curso.

Outra ação beneficiou abrigos da região que fazem parte do programa Novos Caminhos: Abrigo Institucional Mônica Maria Franzner Lescowicz e Acolhimento Institucional Gillian Edith Mary Hermann, de Jaraguá do Sul, o Serviço de Acolhimento Vereador Germano Selke, de Barra Velha, e o Serviço de Acolhimento Institucional Marcos Valdir Moroso, de Guaramirim.

Foram entregues 1.828 peças no dia 15 último, produzidas pelas turmas de Qualificação e Aprendizagem no projeto “Roupas que crescem com as crianças”. A atividade envolveu alunos dos cursos Assistente de Produção na Confecção de Roupas e Confeccionador de Moldes e Roupas.

Segundo a professora Katia Schirley Krogel, “a proposta pensa nos pais e no desenvolvimento das crianças nas fases iniciais de vida, quando há o crescimento acelerado, levando ao desuso precoce das roupas”. Pensando nisso, explica, surgiu a necessidade de criação de peças que se adequem ao crescimento.

Ela explica: “O setor do vestuário e moda se destaca em produtos gerando novas perspectivas para seus consumidores divulgando novidades no modo de vestir, tecnologia que amplia o bem-estar e propaga tendências, em constante avanço para a sustentabilidade do setor. A busca por melhor atender os consumidores vem de encontro com novas tecnologias, e estas transformações fazem com que o consumo seja mais consciente, com benefícios não apenas para a pessoa, mas também para o meio ambiente, a sociedade em si. Os cenários diversos que permeiam o setor possibilitam e “obrigam” a nos reinventar para nos dar rumo a novos segmentos”.

Com esse propósito, os alunos foram desafiados a desenvolver looks unissex, na grade entre os tamanhos 2 ao 8, utilizando materiais disponíveis no Senai. Participaram do projeto os professores Camila Momesso Barbosa Correia, Katia Schirley Krogel, Samanta Rodrigues Gasda, William Piter Flohr e Júlio dos Anjos e Silva.

O desenvolvimento do projeto motivou os estudantes a buscarem informações sobre a pesquisa conceitual até a confecção dos looks, bem como o desenvolvimento e produção da embalagem que vira brinquedo para acompanhar a entrega às crianças. Os projetos foram apresentados ao final do curso com a presença de algumas empresas parceiras do Programa Jovem Aprendiz e, também, estudantes de outros cursos que puderam apreciar as apresentações.

Conforme a professora, foram entregues aproximadamente 40 looks para as entidades. Para o próximo ano, a meta é buscar engajamento junto às entidades, sensibilizando os estudantes sobre a importância do desenvolvimento das suas atividades durante o ano letivo como Jovens Aprendizes.

A interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc na região, Rosana Paterno Moreira, foi responsável pela conexão entre os projetos e as entidades beneficiadas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).