O compromisso de lançar o programa da Faculdade Gratuita foi reforçado pelo governador eleito, Jorginho Mello, esta semana, durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O evento ocorreu na terça-feira (13) em Florianópolis, na sede da Facisc.
Jorginho comentou sobre o projeto de gratuidade do curso superior nas 14 universidades comunitárias, para todos os cursos, e também destacou o projeto de estimular o ensino técnico profissionalizante.
“No meu governo todo o estudante poderá realizar o sonho do curso superior. Sei o que é passar dificuldades para pagar as mensalidades sendo de família humilde. Todos os alunos deste sistema, a partir do segundo semestre de 2023, serão contemplados”, ressaltou o governador eleito.
“Vamos criar critérios justos para que efetivamente as vagas sejam dadas para catarinenses. Uma das exigências será morar em Santa Catarina há mais de cinco anos”, acrescentou o governador eleito.
Na ocasião, a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, Luciane Bisognin Ceretta, assumiu a presidência da Acafe no lugar de Aristides Cimadon, reitor da Universidade do Oeste de SC (Unoesc), de Chapecó. Cimadon assume como secretário de Estado de Educação em 1º de janeiro.
Mérito
O deputado federal Carlos Chiodini (MDB/SC) recebeu esta semana, a Medalha do Mérito Mauá, oferecida pelo Ministério da Infraestrutura e que homenageia pessoas que contribuem para o progresso da infraestrutura no país. Chiodini sempre esteve muito ligado à pauta no Congresso. Em 2021, foi o presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados e, mesmo durante a pandemia, conseguiu manter o ritmo de trabalho e a deliberação de pautas importantes.
A Medalha é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá, um importante industrial e político brasileiro do século 19, que empreendeu a construção da primeira rodovia pavimentada do país. Construiu também a Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia brasileira, no Rio de Janeiro. Foi responsável ainda pela fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas.
Recursos hospitais
O ex-presidente do PP jaraguaense Ademir Izidoro esteve esta semana com a Ângela Amin e o marido dela, o senador Esperidião Amin, ambos do PP, quando solicitou recursos para os dois hospitais de Jaraguá. Segundo Izidoro, a deputada fará uma indicação através de emenda de Comissão para que Hospital Jaraguá receba R$ 600 mil e o mesmo valor seja destinado ao Hospital São José.
Área de lazer
Entre as áreas de lazer entregues pela Prefeitura esta semana está a do Baependi, ao lado do terminal rodoviário que trata-se de reivindicação antiga do vereador Anderson Kassner (PP) que vinha cobrando esse espaço do Executivo desde o seu primeiro mandato. “Estou muito feliz e grato por mais essa conquista que, com certeza, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, graças ao ex-prefeito Antídio Lunelli e ao atual prefeito Jair Franzner que se empenharam em concretizar essa obra”, destacou.
Contas aprovadas
O Tribunal Regional Eleitoral aprovou as contas da campanha do governador eleito Jorginho Mello (PL). A apreciação ocorreu na tarde de ontem no plenário do tribunal. A aprovação foi por unanimidade e sem ressalvas. A diplomação de Jorginho Mello e da vice a Delegada Marilisa será na próxima segunda-feira (19), no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.