A Acijs concluiu mais um ciclo do programa Mentoria Empreendedora, iniciativa que desde 2019 vem proporcionando oportunidades de melhoria da gestão a empresários de Jaraguá do Sul e, inclusive, de outras regiões do estado.
Implementada com o escopo da educação corporativa, o programa se constitui em uma das inovações da entidade no sentido de aprimorar a capacidade realizadora de empreendedores em negócios já consolidados, aos que recém iniciam ou se projetam em novas empresas. Para isso, os participantes contam com três ferramentas que formam o programa: Diagnóstico, Curadoria e Mentoria.
Além do suporte da equipe da Acijs, os inscritos no programa, ou mentorados, contam com um time de mentores formado por CEOs de empresas da região, profissionais de reconhecida experiência em várias áreas de gestão e ex-presidentes da Acijs que integram o Conselho Superior da entidade.
A presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini, resumiu o propósito da entidade com a formatação da educação empreendedora: promover conexões e conhecimentos que potencializam o ecossistema empresarial jaraguaense. Ela destacou a importância da iniciativa para os empreendedores, como uma oportunidade de desenvolvimento dos seus negócios, contando com a expertise de gestores que enfrentaram o mesmo caminho até se tornarem bem sucedidos em seus segmentos de atuação.
Os resultados positivos, conforme a diretoria da Acijs, permitiram a expansão do programa de mentoria. Além de empresários de Jaraguá do Sul, a iniciativa já contou com participantes de Schroeder, Araquari, São Bento do Sul e Itajaí. Por seu caráter inovador junto ao sistema associativista empresarial, o programa foi apresentado a outras entidades no Estado e teve seu alcance ampliado para o setor de comércio por meio da parceria entre a Acijs e a CDL de Jaraguá. Em 2023, a meta é ampliar ainda mais o projeto inovador.
Abertura de empresas
Em setembro, 60.140 novas empresas foram abertas no Sul segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. A Unidade Federativa (UF) que criou mais negócios no período foi a Paraná, com 22.629 empreendimentos criados. Em Santa Catarina foram 18.095 novas empresas no mês.
Estado
O PIB catarinense registrou um crescimento estimado de 2,2% no período de 12 meses, encerrado em setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). O acumulado ficou abaixo do resultado nacional para o mesmo período, apurado pelo IBGE, de 3%.
Inflação
Especialistas financeiros reduziram suas previsões para a inflação deste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado na segunda-feira (12), pelo Banco Central (BC), os economistas de instituições financeiras consultadas estimam que a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deverá fechar este ano em 5,79%, e não mais em 5,92%, conforme calculavam até semana passada.
Usados
A OLX, maior plataforma de venda de automóveis seminovos e usados do país, realizou um levantamento com seus usuários e aponta o perfil e preferências de consumidores de automóveis do Estado de Santa Catarina. Segundo o estudo, 76% dos catarinenses pretendem adquirir um veículo nos próximos meses na plataforma. Em relação às finalidades, 41% dos respondentes querem adquirir um carro para passeio (43%), para ir ao trabalho (34%) e viajar (15%).
Aumentos
Seis em cada dez brasileiros (57%) acreditam que vão receber um aumento salarial no próximo ano. O dado foi obtido através da pesquisa “Monitor Global da Inflação”, feita pela Ipsos. Das 36 nações que integram o levantamento, o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países mais otimistas, atrás apenas da Colômbia (60%). A média global é de 45%.
Petróleo
A produção média de petróleo de direito da União nos contratos de partilha de produção chegou a 40 mil barris por dia (bpd) em outubro, um aumento de aproximadamente 78% em relação a setembro. O crescimento deve-se à normalização da produção no FPSO Pioneiro de Libra, no Campo de Mero, após parada programada. Libra respondeu em outubro por 67% da produção da União, com 26,8 mil barris por dia. Na sequência, estão os contratos de Búzios, Entorno de Sapinhoá, Sépia, Atapu e Sudoeste de Tartaruga Verde.