Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Veja os deputados de SC que assinaram a abertura de CPI contra o TSE e STF

Deputado Marcel van Hattem (Novo) apresentou requerimento solicitando a abertura da CPI | Foto: Fábio Barros/NOVO na Câmara

Por: Elisângela Pezzutti

23/11/2022 - 17:11 - Atualizada em: 24/11/2022 - 09:08

Dos 16 deputados federais da bancada catarinense na Câmara, 15 assinaram o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposto abuso de autoridade de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre eles estão os deputados de Jaraguá do Sul Carlos Chiodini (MDB) e Fábio Schiochet (União). Da bancada catarinense, apenas o deputado federal Pedro Uczai (PT) não aparece na lista dos favoráveis.

Um requerimento para a abertura da Comissão foi apresentado na terça-feira (22) pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS). No documento, o parlamentar pede que a comissão seja composta por 27 membros e tenha o prazo de 120 dias para efetuar as investigações.

Em seu requerimento, ele cita casos recentes, como a ordem de busca e apreensão do ministro Alexandre de Moraes contra empresários, o bloqueio das contas de empresas que participaram das manifestações e a ordem de censura contra o economista Marcos Cintra e veículos de comunicação, incluindo a Gazeta do Povo e a Rádio Joven Pan.

“Diante disso, protocolei pedido de abertura de CPI para investigar o abuso de autoridade praticado pelo STF e pelo TSE. Agora, precisamos do apoio dos demais parlamentares interessados em defender a democracia, a liberdade e o Estado de Direito no Brasil”, declarou o deputado.

Até esta tarde, já foram obtidas 127 assinaturas, das 171 necessárias para que a CPI seja instalada.

Confira quem são os deputados federais que já assinaram o requerimento de abertura da CPI nas tabelas abaixo:

Fotos: Divulgação

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.