Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Empresário jaraguaense Wandér Weege recebe título de Associado Benemérito da Scar

Foto: Fabio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

30/09/2022 - 06:09 - Atualizada em: 30/09/2022 - 10:00

Na noite desta quinta-feira (29), a Sociedade Cultura Artística (Scar), de Jaraguá do Sul, realizou uma homenagem ao empresário Wandér Weege e concedeu a ele o título de Associado Benemérito da entidade.

Wandér é o segundo homenageado com a honraria, que foi criada em 2021 como uma forma de reconhecimento para as pessoas da sociedade que contribuem de forma relevante na área artística, histórica, financeira ou como uma forte presença motivacional da arte. Em novembro de 2021, o homenageado foi o advogado Gerd Edgar Baumer.

Após a cerimônia de homenagem, houve apresentação do concerto Legados, da Orquestra Filarmônica da Scar, com participação especial do harpista Gabriel Vieira, 23, músico jaraguaense, professor de harpa na Escola Internacional de Música de Zurique, na Suíça.

Foto: Fabio Junkes

A ligação de Wandér Weege com a música e a Scar

O empresário Wandér Weege conta que há muito tempo está envolvido com a área da cultura jaraguaense.

Ele relembra que, quando criança, estudou os quatro anos do primário na Barra do Rio Cerro, depois foi cursar parte do antigo ginásio no Colégio Marista São Luís, onde uma das matérias curriculares era o canto orfeônico, disciplina que despertou o interesse pela música.

Mais tarde, foi estudar no Colégio Santo Antônio, em Blumenau, onde passou a residir com uma tia. “Foi um período de grandes aprendizados e grandes evoluções, de criação de muitos amigos”, recorda.

Tanto a tia com quem morava, quanto outras três irmãs de seu pai, sempre o convidavam para ir assistir aos concertos no Teatro Carlos Gomes. “No fim do espetáculo, íamos a uma sorveteria famosa que tinha na cidade e, de início, foi isso que me cativou.”

“No Rio, uma das primeiras coisas que fiz foi visitar o Teatro Municipal”, conta

Na época, Wandér fazia o curso técnico de Contador e começou a apreciar a música cada vez mais, passando a acompanhar todos os concertos que eram realizados no Teatro Carlos Gomes. Mais tarde, com vistas ao futuro, foi prestar vestibular para a Escola Técnica de Indústria Têxtil, no Senai do Rio de Janeiro.

“No Rio, uma das primeiras coisas que fiz foi visitar o Teatro Municipal. Uma casa espetacular. Quatro anos se passaram e voltei para Jaraguá formado. Continuei trabalhando com meu pai na Firma Weege, mas a música continuou sendo um assunto do meu interesse”, conta.

Os primórdios da Scar

Wandér possui ligação com a história da Scar desde o seu início, ainda na década de 1950, quando a pianista Adélia Fischer e seu marido Francisco Fischer – que além de maestro, atuava profissionalmente como contador da Firma Weege, cujo proprietário era Wolfgang Weege, pai de Wandér – fundaram a entidade, que começou com o intuito de integrar os músicos de Jaraguá do Sul e passou, mais tarde, a abrigar uma pequena orquestra.

“Com a evolução da cidade e desses músicos, surgiu a ideia conjunta de se fazer um novo espaço, quando então foi adquirido um terreno. O tempo passou, havia um projeto em andamento, que foi evoluindo. Depois vieram os incentivos fiscais para investimentos em cultura. Foi quando tomei a decisão de dar início à obra, com a construção dos dois primeiros pilares do prédio que hoje é a Scar. Posteriormente, com a adesão de muitas empresas e apoiadores dedicados, foi finalizada esta grande obra. Continuei apoiando a Scar com a doação de instrumentos como as harpas importadas dos Estados Unidos e um piano Steinway, de Hamburgo, Alemanha”, comenta.

“O tempo foi passando e o grupo grande de conselheiros e de integrantes da Scar, bem como os integrantes da administração, expandiram a participação de jovens, com professores dignos de instruir, de fazer evoluir a juventude que estuda música. Esse empenho global, de toda a comunidade jaraguaense fez esta casa que é a Scar”, ressalta Wandér Weege.

“Ser agraciado com este título de Associado Benemérito é, de certa forma, uma referência à história do Colégio São Luís, onde aprendemos o canto orfeônico. Me sinto honrado, feliz e prestigiado em receber este título”, declara o industrial.

“A gratidão é um gesto nobre”, afirma presidente do conselho da Scar, Giuliano Donini

O presidente do conselho da Sociedade Cultura Artística (Scar), Giuliano Donini, destaca que a Scar é uma entidade que se dispõe a colaborar com o desenvolvimento da sociedade através das artes, nas suas mais distintas formas de expressão. “E um gesto que é sempre muito nobre, no nosso entendimento, é a oportunidade que instituições e pessoas têm no exercício da gratidão. Gratidão para com pessoas que, da mesma forma que a entidade, acreditam nessa causa, nessa missão e que, por diversas oportunidades, contribuem ou contribuíram para que esses objetivos fossem alcançados”, declara.

“Neste ciclo, a Scar tem a oportunidade de homenagear o senhor Wandér Weege, um empresário da nossa comunidade que já esteve, em muitos momentos, ao lado desta entidade, colaborando para que ela chegasse no patamar em que chegou, ajudando a viabilizar muitos de seus projetos. Por este vasto e longevo histórico de contribuições, o senhor Wandér Weege é o homenageado da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul”, finaliza.

Presidente da Acijs destaca engajamento de Wandér com as causas sociais

A presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Ana Clara Franzner Chiodini, destaca que esta homenagem ao empresário Wandér Weege é o reconhecimento a uma liderança da comunidade, um empresário com uma atuação relevante em vários segmentos e, portanto, merecedor de uma honraria tão significativa como o título de Benemérito da Cultura.

“O empresário Wandér Weege tem seu nome relacionado na galeria de líderes engajados com as causas sociais, como a cultura e a saúde, permeando sua história como empreendedor com o permanente compromisso de valorizar a arte e o conhecimento, buscando sempre mais qualidade de vida para a comunidade jaraguaense. Por isso, a Acijs congratula-se com a Scar pela feliz iniciativa de reconhecer apoiadores valiosos do desenvolvimento da nossa cidade e região, e felicita Wandér Weege por tão expressivo mérito”, finaliza.

Foto: Fabio Junkes

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.