Conceito que vem ganhando destaque nos últimos anos, a economia criativa é associada a diferentes cadeias de negócios, tendo como eixo a criatividade como fator central na definição de valor de produtos e serviços.
Um dos setores onde a economia criativa está presente é o da indústria da moda, promovendo a geração de renda, empregos e lucratividade a empresas a partir do desenvolvimento de novos negócios.
Especialistas reconhecem no modelo oportunidades crescentes na economia mundial, principalmente em setores baseados na propriedade intelectual e em aspectos criativos. A expansão do setor levou a ONU – Organização das Nações Unidas, a declarar 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável.
Atenta às possibilidades que o setor pode oferecer a empreendedores da região, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) realizou na segunda-feira (26) um painel abordando o tema “A Indústria da Moda e a Economia Criativa”. O evento integra a jornada ‘Ciclos Criativos’ organizada pela AION – ecossistema criativo de Jaraguá do Sul.
O painel contou com participações de lideranças femininas ligadas à cadeia de negócios da indústria da moda: Rafaela Donini (Head de Comunicação e Direção Criativa das marcas Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Marisol e Hapier, da Marisol S/A), Karyn Mattos (Diretora Criativa da MYK)) e Andreia Eliete Caviguioli Voltolini (Diretora do Grupo Elian). A presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, fará a mediação do encontro.
O debate abordou a relação da indústria da moda com os processos criativos, o desafio de conectar os conceitos de criatividade e o pragmatismo da produção industrial para se chegar aos melhores resultados, além do impacto dessa indústria para a geração de cadeias de valor na região.
Competitividade
Jaraguá do Sul é uma das 20 cidades mais competitivas do país, segundo um levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP) O ranking é liderado por Barueri, na região metropolitana de São Paulo, com população estimada de 279,7 mil habitantes. O município se destaca em pilares como sustentabilidade fiscal, inserção econômica e inovação e dinamismo econômico.
A cidade paulista é seguida por Florianópolis (SC), campeã no quesito capital humano, e São Caetano do Sul (SP), que tem bom desempenho em pilares como qualidade da educação, segurança e inserção econômica.
Externas
As contas externas tiveram saldo negativo de US$ 4,136 bilhões em julho, informou na segunda-feira (26) o Banco Central (BC). No mesmo mês de 2021, o déficit havia sido de US$ 1,175 bilhão nas transações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda com outros países.
Confiança
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 5,4 pontos em setembro, para 89 pontos, o maior nível desde janeiro de 2020, com 90,4 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 3,3 pontos, para 84 pontos.
Maquininhas
O Banco Central estabeleceu limites para a cobrança da tarifa de intercâmbio (TIC) e para o prazo de liquidação de operações de cartões pré-pagos e de cartões de débito. A TIC é a remuneração paga ao emissor do cartão, a cada transação, pelo credenciador do estabelecimento comercial, que é quem aluga as maquininhas de cartão para os comerciantes. A nova regulação estabelece o limite máximo de 0,5% a ser aplicado em qualquer transação de cartões de débito e 0,7% aplicado em qualquer transação de cartões pré-pagos.
Petrobras
Em evento realizado na última sexta-feira (23), a Petrobras e a Indian Oil Corporation (IOC), maior estatal de petróleo e gás indiana, assinaram contrato para suprimento de petróleo do tipo “Frame Agreement”. Este modelo estabelece a opção de fornecimento de até 12 milhões de barris de petróleo da Petrobras para a IOC. O contrato tem duração de seis meses e poderá ser renovado por mais um ano.
Correios
Os Correios vão renovar, até o fim deste ano, a frota de 23 mil veículos próprios que fazem o transporte de produtos postais e objetos diariamente no país. “Este ano nós vamos trabalhar na renovação de nossa frota automotiva. Nós tínhamos o compromisso de, em 4 anos, renovar 100% de nossa frota. Portanto, neste ano, ainda temos parcela considerável desses automóveis para serem renovados”, disse o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, ao programa Brasil em Pauta.