A prefeitura de Florianópolis começou na manhã de segunda-feira (19) uma série de obras para conter o avanço do mar sobre a faixa de areia da Praia do Morro. A região sofre com erosão há mais de um ano, e a área das casas é considerada vulnerável pela Defesa Civil.
As informações são do Portal G1.
O esforço envolve colocar 3,9 mil estacas de madeira e cerca de 4,5 mil sacos de areia, que estão sendo instalados na orla desde 5 de setembro. Eles darão forma a uma estrutura chamada de paliçada. O trabalho ocorre em 270 metros de extensão da orla.
A altura a estrutura será de 4 a 5 metros de altura. Ao todo, R$ 3.282.665,43 são gastos pelo governo municipal.
A obra é feita por uma empresa privada e tem prazo de um ano e meio para ser concluída. No entanto, a Prefeitura trabalha com a previsão de que a parte próxima dos imóveis, considerada mais crítica, fique pronta antes da alta temporada.
Em maio de 2021, 11 propriedades foram interditadas após uma forte ressaca. O avanço do mar naquela região mudou a rotina dos moradores, destruiu casas e levou para o oceano blocos de concreto que um dia foram paredes.
Atualmente, não há interdições, mas a região é considerada vulnerável pela Defesa Civil de Florianópolis, segundo Luís Eduardo Machado.