Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Primeira creche de Jaraguá do Sul completa 50 anos de atuação

Foto: divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

20/09/2022 - 14:09 - Atualizada em: 20/09/2022 - 14:48

Considerada a primeira estrutura dedicada à educação infantil em Jaraguá do Sul, o Centro Educacional Constância Piazera completa, no dia 24 de setembro, 50 anos de atuação na cidade.

A instituição comemora seu aniversário ainda lidando com desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, mas com olhar para o futuro, usando os exemplos das gerações de alunos que passaram pelo lugar. Neste ano, a comemoração será voltada aos alunos e convidados especiais, com um café da manhã na sexta-feira (23).

Desde o início da sua história, o Centro Educacional segue no mesmo endereço – Rua Expedicionário Gumercindo da Silva, 402, Centro, em terreno doado pela família de Constância Piazera – e segue com o caráter sem fins lucrativos, sendo mantido pela Ação Social de Jaraguá do Sul, além de diversos voluntários. Uma dessas pessoas é a presidente da entidade mantenedora, Marita Mahfud da Silva, que há mais de 30 anos auxilia na manutenção do primeiro Centro Educacional da cidade, desempenhando as mais diversas atividades.

Foto: divulgação

“Se formos falar da história de voluntariado, estamos falando 58 anos de história, com a criação da Ação Social, no Salão Cristo Rei (da Paróquia São Sebastião, no Centro)“, destaca.

Fundada em 15 de novembro de 1964, a Ação Social colaborava com a distribuição de alimentos do Programa Aliança para o Progresso. Depois, atuou com cursos de culinária, datilografia, corte e costura, tricô, crochê e outros.

Um grupo de voluntárias deu início ao trabalho de assistência aos filhos das senhoras que participavam dos cursos e esse era o início da primeira creche de Jaraguá do Sul.

Naquele tempo, as atividades ocorriam de forma precária, sob as escadarias da Igreja São Sebastião e, posteriormente, no Salão Cristo Rei. O engajamento voluntário permitiu que, em 1972, a Ação Social mudasse para a sede própria, onde até hoje funciona o Centro Educacional Constância Piazera.

Boas lembranças

Uma das marcas da história do Centro Educacional é a possibilidade dada às mulheres jaraguaenses de deixar seus filhos e filhas em um espaço seguro para que elas pudessem trabalhar, em um momento em que a industrialização da cidade acontecia a passos largos.

O estudante de design, Nicolas Cani, ex-aluno da instituição, foi uma das centenas de crianças que passaram pelas mãos das professoras nesses 50 anos e carrega boas lembranças da época em que estudou por lá.

“Eu lembro das brincadeiras, das atividades que fazíamos nas aulas e nas datas comemorativas, mas lembro muito dos momentos de cuidado, até do achocolatado que a gente ganhava. São detalhes muito pequenos, mas que trazem significado até hoje na minha vida, a gente aprendeu desde cedo a liberar a criatividade, pois o que a gente tinha que fazer era brincar”, disse Cani.

Foto: divulgação

A ideia de “aprender brincando” acompanha quem passou e quem está até hoje no Centro Educacional. A professora Cristiane Gonçalves se encantou pela profissão ao ver a mãe, que também trabalhou na instituição, atuando com as crianças.

“Um dia vim ao encontro da minha mãe, esperando a hora dela sair do trabalho para irmos juntas para casa e perguntaram se eu não queria substituir uma professora que não pode vir. Foi a primeira vez que entrei em uma sala de aula e, depois de 28 anos, posso dizer que a Constância Piazera é a minha segunda casa”, disse.

Apoio da comunidade é fundamental

Se o apoio da comunidade foi tão importante na trajetória da instituição, agora ele é fundamental. As mudanças causadas pela pandemia tiraram muitos alunos do Centro Educacional, diminuindo sua fonte de recursos. A diretora da instituição, Juciane Benedet, destaca que boa parte dos eventos que eram realizados antes de 2020 estão voltando, mas o Centro Educacional ainda precisa da população, tanto pelo voluntariado, quanto pela busca por novos alunos.

“O trabalho feito por aqui é histórico e jamais vai se perder, mas é preciso que essa iniciativa tenha fôlego para se manter ativa. Toda contribuição, seja financeira, social ou material, é importantíssima para fortalecer o trabalho da Ação Social e do Centro Educacional Constância Piazera”, disse a diretora.

Se quem convive com os alunos diariamente olha com apelo para a causa educacional, os ex-alunos se comovem ainda mais.

“Eu só tenho boas lembranças daqui, e vim para cá muito jovem. Quero muito que mais e mais crianças possam ter a experiência feliz que eu tive aqui na Constância”, comentou Cani.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.