Polícia Civil disponibiliza o registro de furtos e roubos pela internet

Foto: Reprodução/Aconteceu em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

05/10/2016 - 08:10 - Atualizada em: 05/10/2016 - 08:42

A Polícia Civil de Santa Catarina começou a disponibilizar nessa semana o registro de furtos e roubos pela Internet. O serviço é feito através da Delegacia de Polícia Virtual. Segundo o órgão, a ferramenta vai facilitar o registro virtual dos crimes desse tipo ocorridos no Estado.

Feito o registro pela internet, a Delegacia de Polícia Virtual irá visualizar o registro, efetuar eventuais correções e, se for o caso, homologar o registro. Nesta etapa, um policial civil poderá inclusive contatar o cidadão para eventuais esclarecimentos antes da homologação.

Depois de homologado, imediatamente é feito o encaminhamento do registro à Delegacia de Polícia Civil onde o fato aconteceu e despachado por um delegado de polícia. Em caso de necessidade, policiais civis irão procurar ou contatar o comunicante, devidamente identificados, para fornecimento de maiores detalhes quanto ao crime comunicado.

A Polícia Civil já disponibiliza registros de perda de documentos, perda de objetos, recuperação de documentos e/ou objetos, ameaça, calúnia, injúria e difamação, dano causado por fenômenos da natureza e acidente de trânsito sem vítima, além do serviço de denúncia anônima.

De acordo com o diretor de Inteligência, Antonio Alexandre Kale, será ignorado automaticamente os registros realizados por menores de 18 anos, o local onde ocorreu o fato, a residência e se o documento do comunicante forem de outros Estados da Federação.

“Estamos em constante aperfeiçoamento e vimos à necessidade de tipificar este tipo de crime, que já era um dos mais registrados pela Delegacia Virtual”, explica. ​Segundo o delegado, já está em desenvolvimento outras tipificações de crimes do Código Penal que serão inseridas gradualmente.