Com informações do jornal Notícias do Dia.
A Penitenciária Industrial de Joinville será transformada em altar, nesta sexta (7). É quando nove detentos, que cumprem penas no regime fechado, trocam alianças com suas companheiras. Essa será a terceira edição do Casamento Comunitário dentro da unidade prisional. O evento tem início às 19h30 e contará com cerimônia religiosa e civil, confraternização e até noite de núpcias.
Cada preso terá direito de convidar dez familiares para participar do casamento. Pastores devem conduzir a cerimônia religiosa. Em seguida, os recém-casados dançam a tradicional valsa, que será iniciada por dois bailarinos de uma academia de Dança de Joinville. A animação fica por conta da Banda Acordes para Liberdade, formada por detentos da unidade. Nesta terça a equipe da Penitenciária fez o ensaio do casamento.
Segundo a direção da penitenciária, a maioria os presos já estão cumprindo pena há mais de dois anos e conheceram suas companheiras antes de chegar a penitenciária. “Esta é uma ferramenta importante no processo de reinserção social do reeducando. Oficializar a união na consagração do matrimonio ajuda preserva o vínculo familiar perante a sociedade, a família e com Deus”, explica a gerente de saúde, ensino e promoção social, Jaqueline Fachini.
“Durante a privação de liberdade o vínculo familiar é extremamente importante e, por isso, a Penitenciaria Industrial de Joinville busca apoiar e mediar as ações que ajudam a fortalecer esse vínculo, pois é mais uma alavanca que proporciona a reintegração social”, enfatiza Jaqueline.