O comando da Polícia Civil em Jaraguá do Sul e região teve uma mudança nesta semana. O delegado Augusto Brandão anunciou a saída por motivos pessoais e cedeu o lugar para o delegado Eric Uratani. Em entrevista ao OCP, o novo delegado regional destaca os planos para a gestão da 15ª DRP (Delegacia Regional de Polícia).
“Eu conheço bem a realidade da região e estava trabalhando em Guaramirim. A 15ª DRP estava sob o comando do delegado Augusto Brandão e surgiu o convite para assumir no lugar dele. Não era um projeto meu, mas disponibilizei o meu nome contando com a confiança de colegas que me sondaram. Se todos estavam confiando no meu nome pelo meu passado, é uma obrigação colaborar com a instituição”, explica.
“Assumindo a delegacia regional, não adianta sentar em uma cadeira e deixar as coisas como estão. O que está bom vai continuar como está, mas cada pessoa que senta nesta cadeira acaba deixando a sua marca. Eu pretendo efetivamente dar a minha cara para a delegacia regional e para a Polícia Civil de toda a região”, completa.
Nos primeiros dias de trabalho, o novo delegado regional vai buscar entender a dinâmica do atendimento prestado para a população. Com um mapeamento em mãos, ele vai buscar entender as necessidades para realizar as mudanças necessárias.
“Eu pretendo me inteirar de tudo no menor tempo possível. Com isso, quero entender o que dá para acrescentar, começar a tomar as decisões e colocar em prática essa missão de fazer o máximo pela sociedade de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá”, ressalta.
Foco na investigação criminal
Manter os bons indicadores de criminalidade tem se mostrado um desafio para os órgãos de segurança na região. O novo delegado regional está atento para essa realidade e ao avanço de organizações criminosas que atuam no Estado.
Para isso, Uratani vai buscar incentivar a investigação criminal e a inteligência, atividades fins da Polícia Civil. Ele afirma que há dificuldades no efetivo, dois delegados saíram da região no último ano, mas as equipes se empenham em barrar o avanço do crime organizado.
“Em Jaraguá do Sul e região a gente tem uma boa sensação de segurança. A situação está controlada por causa da nossa atuação, da atuação combativa da Polícia Militar e da Polícia Penal. Há uma parceria com a troca de informações entre as unidades de inteligência das polícias”, comenta.
“Porém, o objetivo é aperfeiçoar as investigações nesse sentido. Também é necessário buscar trazer policiais com esse perfil, tanto agentes como delegados, para atuar em cada função que a gente necessita. A investigação, de fato, é uma prioridade e vamos buscar a melhoria nas investigações realizadas”, reitera.
Testes práticos
Outra questão que vai ter atenção especial na gestão de Uratani são os testes práticos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A quantidade de reprovações no exames da categoria B criou uma grande demanda por vagas e essa situação, aos olhos do novo delegado regional, precisa ser resolvida.
“Eu sei que essa é uma demanda forte da sociedade, com relação aos testes e retestes de habilitação. Há uma fila consideravelmente grande, com os candidatos aguardando por um tempo para fazer esses retestes. Aguardar por esses novos testes causa uma grande agonia na população”, pondera.
“Sei do esforço que o delegado Augusto vinha fazendo e com certeza vamos continuar esse trabalho. Agora, eu só preciso estudar uma maneira de otimizar esse esforço e solucionar essa situação. Vamos trabalhar para regularizar o quanto antes”, finaliza.
História com a região
Desde 2012, Uratani tem história na Polícia Civil em Jaraguá do Sul. Durante três anos, ele chefiou a DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Jaraguá do Sul. Após ganhar uma promoção, ele foi para Dionísio Cerqueira.
Porém, o delegado retornou para assumir a Divisão de Furtos e Roubos da Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul, onde ficou por um ano até ser transferido para o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) em 2017.
Após quatro anos na força-tarefa, Uratani retornou para a região e assumiu a Delegacia da Comarca de Guaramirim. Com foco na investigação, ele conseguiu solucionar homicídios que ocorreram na cidade no último ano.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):
Telegram