Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Eleições 2022: “A política que queremos não virá dos políticos que temos hoje”, destaca Leandro Schmockel

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

16/09/2022 - 06:09

Natural de Jaraguá do Sul, onde reside, o empresário Leandro Schmockel Gonçalves (Novo), 40 anos, nunca ocupou cargos públicos, mas foi candidato a deputado federal pelo Partido Novo em 2018 e obteve mais de 23 mil votos e também candidato a prefeito de Jaraguá em 2020. No pleito de outubro deste ano, está concorrendo a deputado estadual. Acompanhe a entrevista:

Com que objetivo você está concorrendo a deputado estadual nas eleições deste ano?

Estou candidato a deputado estadual porque, há quatro anos entendi que, ou o cidadão comum faz a mudança através da política, ou não iremos vê-la. A política que queremos não virá dos políticos que temos hoje. Por isso, procurei um partido e me filiei ao Novo, que faz processo de seleção dos candidatos e só aceita filiados ficha limpa. Em 2018, concorri a deputado federal pelo partido e faltaram apenas quatro mil votos para ser eleito. Entendo que os mais de 23 mil votos que recebi representam a sede de renovação com princípios, valores e transparência que a população está almejando na política.

Quais serão as prioridades do seu mandato caso seja eleito?

Primeiro acredito que preciso dar o exemplo, por isso não utilizarei carro oficial, diárias, passagens aéreas e as demais mordomias que um deputado tem, principalmente para ter condições de poder cobrar a mesma atitude do Executivo, para acabar com a farra no uso do dinheiro público. O único deputado estadual do Novo, hoje na Assembleia, economizou sozinho R$ 4 milhões em 4 anos, lembrando que são 40 deputados estaduais. Se todos tivessem essa mesma atitude, quase R$ 160 milhões a mais poderiam ir para saúde, educação e segurança. Não aceitarei nenhum aumento de privilégios no Estado, trabalharei para fiscalizar e cobrar uma melhor utilização dos recursos.

Foto: Divulgação

O que você considera que seja atualmente o principal entrave de Santa Catarina e de que forma, como deputado estadual, poderia ajudar a resolver?

Eu entendo que temos dois: saúde e infraestrutura. Temos uma fila de espera em cirurgias que não é admissível e empresas pujantes que têm problemas com as péssimas condições de nossas estradas. Primeiro fiscalizarei e cobrarei melhor utilização dos recursos nestas áreas e, em paralelo, analisarei quanto o Estado desperdiça de dinheiro com estatais deficitárias, comissionados e regalias. Vou trabalhar para diminuir esses absurdos e garantir mais recursos para aplicar em saúde e infraestrutura. Por fim, serei favorável a parcerias público-privadas para dar respostas mais rápidas à população nestas e nas demais áreas.

Gostaria de deixar uma mensagem aos eleitores?

É somente através do voto que conseguiremos mudar os rumos da política e eu coloquei o meu nome à disposição dos eleitores para fazer a diferença pelos catarinenses, pois acredito que sempre é possível fazer mais!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.