Inaugurado em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Joinville, o Espaço do Empreendedor consolidou-se como um local de alta procura por parte dos empresários da cidade. São cerca de 35 atendimentos diários – uma média de 750 empresas por mês.
O espaço é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), em parceria com o Sebrae.
- Helicóptero Águia 01, da Polícia Militar, faz voo noturno em Joinville; veja imagens
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Conforme a Prefeitura, o objetivo do Espaço do Empreendedor é facilitar a abertura de empresas e tirar dúvidas do empreendedor, bem como ajudá-los a resolver problemas relacionados à burocracia.
O local também possui uma agenda de cursos e oficinas relacionados a marketing, administração financeira e gerenciamento de negócios.
“Temos mais de 85 mil CNPJs em Joinville. É fundamental ter um atendimento especializado para esses empresários. Quanto mais rápido o atendermos e o quanto mais eficiente for o atendimento, mais tempo esse empresário terá para dedicar ao seu negócio”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, Fernando Bade.
Segundo o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, o trabalho realizado com empresários é vital para o desenvolvimento da economia da cidade.
“Ajudamos as pessoas a deixarem o mercado informal e regularizarem suas atividades, desburocratizando e simplificando o processo de constituição, alteração e licenciamento da empresa”, pontua o diretor.
O Espaço do Empreendedor de Joinville funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão, localizado na rua Dr. João Colin, 2719, no América. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, gratuitamente.
Antes mesmo da sua abertura, a Prefeitura de Joinville já tinha atendido mais de 5 mil empresários, desde o começo de 2021.
Em uma pesquisa de satisfação realizada em janeiro deste ano com 95 empreendedores atendidos, a aprovação do serviço foi superior a 98%. Este ano, em todos os meses a pesquisa teve índices de aprovação maiores que 90%.
Rose de Freitas Ramalho da Silva, que trabalha com transportes de carga, foi uma das empreendedoras atendidas no Espaço do Empreendedor.
“Abri uma microempresa, recentemente, e precisei dos serviços do Espaço do Empreendedor. O pessoal é muito educado e prestativo. Todas à vezes que fui lá fui bem atendida e resolvi tudo o que eu precisava”, elogia a empresária.