Os casos de racismo podem não passar despercebidos a partir da temporada 2023 no Brasil. Isso porque, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, vai propor a punição com perda de pontos para clubes, quando seus torcedores apresentarem comportamentos racistas.
A proposta será levada ao Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, formado por equipes participantes da competição, que já decidiu outros assuntos, como a proibição da venda de mando de campo das partidas e a limitação para troca de técnicos, aprovada e vetada posteriormente.
“Não concordo com apenas multa financeira ao clube que tiver um torcedor racista. Não se combate a discriminação apenas aumentando a multa. Tem que ser de forma mais dura. O clube precisa sofrer uma punição esportiva. Quero que o time do torcedor identificado cometendo um ato racista perca pelo menos um ponto na tabela do campeonato. Só assim acredito que vamos pacificar os estádios”, declarou Ednaldo Rodrigues.
O Conselho Técnico também vai contar com a presença de representantes da Fifa, como Pavel Klymenko, que falará sobre “Melhores práticas internacionais no combate à discriminação”. e Andrey Reis, líder de planejamento e operações de segurança da Fifa.
- Vídeo: Torcedor do Flamengo infiltrado é agredido por palmeirenses na arquibancada
- Vídeo: Maqueiro discute com árbitro e derruba jogador em partida da Série B
- Vídeo: Jogador do Ceará sofre choque na cabeça e cai no gramado desacordado
- Definidas datas e horários das semifinais da Libertadores e Sul-Americana