A MVISIA e a PPI Multitask, empresas adquiridas pela WEG em 2020, para acelerar o desenvolvimento de tecnologias voltadas à Indústria 4.0, são hoje apoiadoras fundamentais da Fábrica do Futuro, laboratório de Inovação da USP dedicado à manufatura próxima da realidade para pesquisa, ensino e demonstração de conceitos da Indústria 4.0.
O espaço acaba de ser o primeiro laboratório da América Latina a integrar a International Association of Learning Factories (IALF), principal rede acadêmica internacional de laboratórios conhecidos como Fábricas de Aprendizagem (Learning Factories), que possuem ênfase na formação de pessoal altamente qualificado para atuar na Indústria 4.0.
A nova parceria permitirá que o laboratório da USP integre grupos de trabalho conjuntos na rede internacional, incrementando o intercâmbio de melhores práticas de ensino e o desenvolvimento de novas tecnologias para a digitalização da manufatura. O laboratório da USP conta com o apoio de entidades e empresas parceiras como a WEG, que incentivam a geração de conhecimento e disponibilizam equipamentos para a testagem de protótipos e projetos que ajudam a transformar os conhecimentos adquiridos em novas soluções.
“Ao apoiar projetos de pesquisa estamos não só contribuindo para a formação de estudantes universitários, mas também fortalecendo toda uma cadeia tecnológica que só se mantem com a participação de profissionais bem qualificados, estudos bem elaborados e resultados comprovados. Foi assim que nasceu a MVISIA e é assim que desejamos que outros projetos conquistem seu espaço no mercado”, explica Carlos Bastos Grillo, Diretor de Negócios Digitais da WEG.
A Fábrica do Futuro é um ambiente integrado de compartilhamento de ideias e pesquisas que ajudam nos desafios encontrados no dia a dia da jornada 4.0. A parceria entre a empresa e a universidade também possibilita a ampliação do uso das soluções WEG, como o PC-Factory MES da PPI-Multitask, que está integrado ao sistema de visão da MVISIA, disponibilizado para as pesquisas dos estudantes.
“O apoio da WEG por meio da MVISIA e da PPI-Multitask tem sido fundamental desde o início da implantação da Fábrica do Futuro na USP. Nesse tipo de laboratório, a parceria universidade-empresa é fundamental para que os futuros profissionais possam ter acesso aos recursos tecnológicos mais atualizados e possam realizar Pesquisa e Desenvolvimento sobre problemas reais da indústria”, comenta o Prof. Eduardo Zancul da Escola Politécnica da USP, coordenador da iniciativa.
5G
A tecnologia 5G de telefonia móvel começou a funcionar na segunda-feira(22) nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas. Com isso, já são 12 capitais com antenas de quinta geração para dispositivos móveis em operação no país. Já contam com a nova tecnologia as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.
Resfriamento
O Índice de Clima Econômico (ICE) do Brasil recuou 8,2 pontos no terceiro trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior. A queda veio depois de uma alta de 4,5 pontos na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2022. O dado foi divulgado na segunda-feira (22) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O ICE busca monitorar e antecipar tendências econômicas, com base em informações prestadas trimestralmente por especialistas nas economias de seus respectivos países.
Pix
Quase dois anos após o lançamento, a plataforma PagTesouro está cada vez mais disseminada no governo federal. Atualmente, 44 órgãos públicos aderiram ao sistema, que permite o pagamento de serviços públicos via Pix e cartão de crédito.
Entre os serviços que podem ser pagos por meio eletrônico estão inscrições em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), emissão de passaporte, registro de patentes e taxas e multas sanitárias.
Inflação…
A projeção do mercado financeiro para a inflação de 2022 caiu pela oitava semana seguida. Segundo o Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (22) pelo Banco Central, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, caiu de 7,02% para 6,82%, em uma semana. Há quatro semanas, as expectativas do mercado eram de um IPCA em 7,3%, neste ano.
…E PIB
A expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens serviços produzidos no país, está em 2,02% para de 2022. Há uma semana, a projeção do mercado financeiro era de que o ano fecharia com um PIB em 2%; e há quatro semanas era de 1,93%. Para 2023, a expectativa é de que o PIB suba 0,39%. Há uma semana, a previsão era de que o ano fecharia com crescimento de 0,41%; e há quatro semanas, a expectativa de expansão de 0,49%.