Tive um amigo em Porto Alegre que foi durante muitos anos meu colega de rádio esportivo, ele era comentarista e eu narrador. Esse colega era um sujeito muito especial, competentíssimo.
De uma feita, discutíamos audiência nos corredores da rádio e ele se saiu com uma que nunca mais esqueci. Ele disse, enfaticamente, que não dava a mínima para pesquisas de audiência, que não perdia o sono com Ibope… E aí fez a frase que se me fixou na memória para nunca mais sair…
Meu colega disse que a única “ouvinte” que lhe interessava era a Dona Fulana, a esposa do dono da empresa. E explicou: – Se ela gostar de mim, terei estabilidade aqui na casa, afinal, o chefão não vai ter coragem de me colocar na rua, a Dona Fulana não vai deixar!
Faz sentido. Quando um empresário se dispõe a fazer uma “limpa” na empresa, ele fala sobre isso “antes” com a mulher. E se a mulher apreciar o trabalho de um desses funcionários “listados” para a demissão, ela intervirá: – Ah, essa não, o Fulano tu não vais demitir. E o “patrão” não demitirá.
Ou você acha, leitora/or, que um presidente da República, ou quem quer que seja, não troca ideias com a mulher na cama? Troca e a ouve com as orelhas bem abertas. Mais das vezes, as “grandes decisões” de um presidente, diretor de empresa, o que for, é o resultado da decisão anterior da mulher dele. As mulheres mandam sem mandar.
E estou nesse assunto para dizer que leio todos os dias sobre a pouca participação das mulheres na política, afinal, elas são 51% do eleitorado. Quem diz isso esquece que as mulheres mandam “lá por trás”, sem aparecer.
Veja que 75% de todo o comércio, de todas as produções e vendas no mundo são decididas pelas mulheres. Elas decidem. Faz tempo que nos Estados Unidos cerca de 60% dos automóveis comercializados o são para mulheres, no Brasil chegamos a 42%… Sem alardes, elas mandam, decidem. Ou o leitor que agora me está “ouvindo” faz o que bem entende sem ouvir a mulher? Uma ova. Presta contas, sim, senhor!
Elas não precisam de cadeiras no parlamento para administrar e mandar, elas são o poder. Foi por isso que os homens misóginos inventaram as religiões, tudo para demonizar a mulher… Ou por que você acha que inventaram a estúpida história de Adão e Eva?… .
TALVEZ
Diz uma professora num dos nossos jornais que – “O colégio deve ensinar valores que seu filho levará para a vida toda”. Concordo, foi o meu caso na escola marista, onde estudei por todo o tempo, até me formar na PUC/RS, mas… É preciso que a escola tenha um bom regimento disciplinar, aplicado incondicionalmente, e que os professores sejam de fato “educadores”. Não sendo assim, a escola que instrua bem, já terá cumprido seu papel. Ademais, quem de fato “educa” – ou deve educar – é a família, tem que ser…
FALTA DIZER
Festas de outubro, muito barulho, isso e mais aquilo, tudo bem, mas… Houve também na Pedra Branca, em Palhoça/SC, um Festival Internacional de Literatura e a imprensa ó… Esqueceu de cobrir como devia. Safados.