Surpresa nesta eleição, o registro de candidatura do ex-prefeito Irineu Pasold (PSDB) a vereador foi deferido pela Justiça Eleitoral. Com isso, o tucano está na disputa por uma das vagas na Câmara. Em tese, acabou na segunda-feira o prazo para troca de concorrentes. Mas em caso de renúncia, pode haver troca. A possibilidade de Pasold substituir Marcia Alberton, porém, é negada tanto por Marcia quanto pelo ex-prefeito. Na sabatina ao OCP, Pedri disse que não interferiu e não interferirá nas decisões do PSDB.
A cassação
O presidente do PMDB de Santa Catarina, deputado Mauro Mariani, avaliou como positivo o resultado da cassação do mandato de Eduardo Cunha, do seu partido. “Pau que bate em Chico bate também em Francisco!”, resumiu ao relacionar a cassação de Cunha com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Inegavelmente ele fez um trabalho relevante quando presidente da Câmara. Fez a Câmara produzir, teve coragem, é um homem inteligentíssimo e todo mundo reconhece isso. Mas tem pecados para pagar e vai pagar. Não podemos ser seletivos na punição”.
Na sabatina
Ex-prefeito Ivo Konell (PSB) foi o segundo candidato sabatinado pelo OCP. Anunciou que em caso de vitória seu vice, Junqueira Junior, que é radialista, irá comandar a Comunicação. Também adiantou que convidará a filha, Fedra Konell, que é delegada de polícia, para ser chefe de gabinete. Justificou que no entendimento do STF cargos de primeiro escalão podem ser preenchidos por parentes. O candidato também prometeu focar os investimentos na área social e retomar programas de construção de moradias populares.
Ministro promete mais agilidade
O prefeito Dieter Janssen (PP), o senador Paulo Bauer e o deputado Vicente Caropreso, ambos do PSDB, acompanhados do reitor da Católica SC, Robert Burnett, ouviram ontem do ministro da Educação, Mendonça Filho, que o MEC pretende fazer o mais rápido possível a análise de todos os recursos apresentados para poder liberar a abertura dos cursos de Medicina nos municípios aprovados. O edital está suspenso desde 2015. Dieter ressaltou a importância da implantação do curso e a formação de mais médicos para melhorar a saúde, não só de Jaraguá como de toda a região.
• Faltando menos de 20 dias para as eleições, a campanha começa a pegar fogo em Jaraguá do Sul. Alguns programas eleitorais já viraram ringue. O problema é que com pesquisas internas, muitos partidos, no intuito de mudar a eleição, trocam propostas por ataques e isso pode ter efeito contrário. É preciso medir bem até a dose de veneno.
• Se no início estava ausente da campanha, de uns dias para cá, o deputado Vicente Caropreso virou o garoto propaganda do programa eleitoral de Jair Pedri. O que mostra que a coligação aposta na popularidade do tucano para subir alguns pontinhos. Se vai dar certo, o tempo dirá.
• Dois candidatos, Ivo Konell e Jair Pedri, disseram durante a sabatina do OCP que se eleitos pretendem comprar vaga em creches particulares para diminuir a fila de espera. A bandeira vem sendo levantada pelo vereador Amarildo Sarti (PSDB) há pelo menos cinco anos. Ele fez inclusive um estudo comparando os custos.
• A situação política em Massaranduba é completamente instável. Prefeito e vice afastados e agora um candidato impugnado que continua na disputa.
• Nilson Bylaardt (PMDB) lança seu plano de governo nesta sexta-feira, às 19h30, na Rua Gerônimo Correa, 4015. A saúde será o grande destaque. Ele promete resgatar a estrutura que deixou em 2012. À coluna, Bylaardt também adiantou que seu vice, João Vick, irá acumular duas secretarias no início da gestão.