Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alpinista jaraguaense completa expedições em montanhas da Bolívia e Alasca

Foto: Arquivo pessoal

Por: Lucas Pavin

14/07/2022 - 00:07 - Atualizada em: 14/07/2022 - 09:46

Foram 50 dias longe de casa para expedições grandes e complicadas. Mas a experiência de mais de 10 anos fez Hélio Fenrich completar dois novos desafios no alpinismo.

O primeiro objetivo cumprido foi na Bolívia. Em 20 dias, o jaraguaense escalou quatro montanhas no país: Pico Áustria (5.320 metros), Pequeño Alpamayo (5.370m), Huayna Potosí (6.088m) e Illimani (6.438m).

Durante o período, ele teve a companhia pela primeira vez de um conterrâneo, já que Diego Coelho, também de Jaraguá do Sul, participou da jornada.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“É legal ter uma pessoa da mesma cidade junto, porque não parece que você é um extraterrestre (risos). Quanto mais pessoas fazem esse tipo de esporte é melhor para todos, então foi muito bacana essa participação do Diego”, disse.

Hélio e Diego | Foto: Arquivo pessoal

Ao deixar a Bolívia, Hélio embarcou direto para o Monte Denali, no Alasca, onde já havia chegado ao topo uma vez. Além do desafio pessoal, trabalhou como guia de duas mulheres, sendo que uma ainda não havia completado o cume em duas tentativas.

“Estava bastante focado em ajudar a Maria a chegar ao topo. Ela não estava 100% por uma cirurgia que fez ano passado, mas é uma pessoa muito dedicada. Foi uma expedição dura por ter sido no fim de temporada, com clima mais quente e instável, que fica mais perigoso. Mas tivemos sucesso e fiquei feliz pelas duas meninas”, destacou.

De volta a Jaraguá do Sul, o alpinista já tem nova expedição marcada. No dia 5 de setembro, ela retorna a Bolívia para fazer duas montanhas de 6.000m.

Tudo serve de preparação para o sonho de escalar a montanha mais desafiadora do planeta, o Everest, na Cordilheira do Himalaia, com quase nove mil metros de altitude.

Ela faz parte do projeto ‘Sete Cumes’, que envolve a subida aos picos mais altos do mundo. Hélio já completou o Denali, no Alasca, Kilimanjaro, na África, Elbrus, na Rússia, e o Aconcágua, na Argentina.

Além do Everest, restarão apenas o Carstensz, na Oceania, e Vinson, na Antártida, para o jaraguaense se tornar o único brasileiro a fechar o projeto ‘Sete Cumes’ sozinho e sem o auxílio de oxigênio.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.