5 de julho de 1932. Neste dia, iniciava a história da tradicional Sociedade Esportiva João Pessoa. Localizado no bairro do mesmo nome, o clube mais antigo de Jaraguá do Sul completa, nesta terça-feira (5), 90 anos de muita história e tradição na cidade.
Uma trajetória que começou a ser construída após 11 pessoas assinarem a ata como sócios-fundadores:
- Alfredo Lange
- Alfredo Mielke
- Fernando Lange
- Fernando Sacht
- Franz Sacht
- Fritz Mielke
- Germano Sacht
- Germano Horn
- Henrique Gandolfi
- Jacob Mauerwek
- Vitor Beerwaldt
O foco nos três primeiros anos era restrito ao futebol, mas tudo mudou em 1935. A agremiação deixou de ser apenas um time do esporte bretão para se tornar um clube social e esportivo, com a integração da bocha, bolão e tiro junto ao futebol.
Com a nova ideologia, um novo campo foi construído, assim como uma sede, estande de tiro, canchas, bar, cozinha e salão de festas, que recebeu diversos casamentos e bailes da região.
Passados nove décadas, o João Pessoa ainda conta com atividades no futebol e bocha, e ampliou sua estrutura com academia, quadra de grama sintética e estacionamento.
Tradição no futebol
A Sociedade Esportiva João Pessoa é marcada por atender várias áreas ao longo dos seus 90 anos. Mas não dá para negar que o futebol sempre foi seu carro-chefe.
Sem uma liga em Jaraguá do Sul, o clube iniciou sua caminhada em torneios da Liga Joinvilense. Isso até 1952, quando a agremiação ajudou a fundar a Liga Jaraguaense de Desporto, hoje Liga Jaraguaense de Futebol (LJaF).
Da entidade, carrega como principais títulos a Segunda Divisão de 1955 e o tri da Primeira Divisão de 1995, 2007 e 2013.

Time campeão de 2007 | Foto: Divulgação/João Pessoa
Fora da LJaF, o João Pessoa ainda marcou presença em diversos campeonatos. Um dos mais recordados foi o Estadual de Amadores em 1983, em que foi um dos representantes jaraguaenses ao lado do Juventus.
Mais recentemente, comemorou os títulos da Taça Jaraguá do Sul de Futebol em 2021 e da Copa Flamengo de Futebol Suíço de 2022.
Isso contando apenas o futebol. Na bocha e tiro, o clube também se destacou no passado com conquistas municipais.
Novo projeto
Para comemorar seus 90 anos, o João Pessoa irá oferecer uma nova escolinha de futebol para a comunidade do bairro. A adesão ao projeto será gratuita e destinada para mais de 150 crianças.
“É um motivo de muito orgulho e felicidade lançar esse projeto em um ano histórico para nossa Sociedade” disse o atual presidente Celio Lange.
Além disso, o clube celebra a data com sua tradicional feijoada com festival esportivo de escolinhas e veteranos, no dia 9 de julho, a partir das 9h.