Federação proíbe nadadora que desmaiou na piscina de voltar a competir no Mundial

Por: Lucas Pavin

24/06/2022 - 17:06 - Atualizada em: 24/06/2022 - 17:31

Nesta sexta-feira (24), a Federação Internacional de Natação (Fina) comunicou que Anita Álvarez não poderá voltar a competir no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria.

A americana desmaiou durante uma prova do nado sincronizado na última quinta-feira (23) e faria a final da prova livre por equipes neste fim de semana.

A médica responsável pela saúde dos atletas em Budapeste, Dra. Merkely Bela, disse que a nadadora não estava fisiologicamente preparada para suportar as exigências das provas artísticas no mais alto nível.

“Existem vários tipos de atletas. Alguns toleram bem as mudanças na quantidade de oxigênio e dióxido de carbono em seu corpo. Mas há quem seja mais sensível a isso, e Anita Álvarez é uma dessas pessoas. O nado sincronizado provavelmente não é para ela”, disse.

Anita Álvarez se manifestou sobre o caso que chocou o mundo do esporte.

“Apenas senti que estava deixando tudo na piscina. Na última parte, onde tenho que me despedir levantando um braço, lembro-me de pensar: “Levante esse braço! Não desista agora! Dê tudo de si até o último segundo!”. Acho que eu estava muito conectada mentalmente, tão dentro do meu papel, vivendo o momento tão intensamente, que eu estava gostando muito da minha performance. “Continue, continue, continue (…)”. Às vezes, você não sente dor até parar. É como o atletismo. Eu gosto de correr. Às vezes você está correndo e, no momento em que você para, é quando você sente o golpe. Nessa prova livre me senti ótima, cansada como sempre, mas gostando. E quando eu senti que finalmente poderia me permitir relaxar foi quando tudo ficou preto. Não me lembro de mais nada”, declarou ao jornal espanhol El País.

Notícias no celular

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.