O vídeo de uma nuvem peculiar passou a circular nas redes sociais no início desta semana. Nos compartilhamentos, os usuários afirmam que a gravação foi feita de dentro de um avião que sobrevoava Florianópolis a cerca de 38 mil pés de altitude, o equivalente a 11 quilômetros.
Veja as imagens:
O meteorologista Leandro Puchalski esclarece ao Diário Catarinense que a formação é chamada de cúmulo-nimbo (ou Cumulonimbus, em latim), uma nuvem de tempestade que possivelmente tem de 10 a 15 quilômetros de altura, com vento extremo e raios. A nuvem tem o formato semelhante a uma bigorna e muitas pessoas associam com um cogumelo de bomba atômica.
Puchalski afirma de que não é possível confirmar se a nuvem estava sobre a Capital, apenas que a imagem realmente mostra uma tempestade de um ângulo incomum: vista de cima.
Nas principais redes sociais, como Youtube, Instagram, Twitter e Facebook, a publicação passou a circular somente na noite de domingo, após o temporal. Em grupos de pilotos no WhatsApp, a imagem também viralizou, com a descrição de que foi feita por funcionários da Gol voando sobre Florianópolis.
Por meio de assessoria de comunicação, a Gol Linhas Áreas Inteligentes informou que não é possível identificar se o vídeo foi feito por um colaborador e que não houve registros de atrasos ou alteração de rota nos que passaram por Florianópolis na tarde de domingo.
Fonte: Diário Catarinense