Em 11 de maio de 1972, nascia em Jaraguá do Sul aquele que seria um grande marco para a cidade: o Beira Rio Clube de Campo. O local que fica às margens do Rio Jaraguá e divisa a região central com o bairro Vila Nova completa 50 anos de história nesta quarta-feira (11).
Uma trajetória rica proporcionada pelo lazer entre familiares e amigos, mas também muito marcada por protagonizar momentos marcantes no esporte jaraguaense.
Desde sua fundação, o ‘Beira’ teve a finalidade de se transformar numa entidade de caráter recreativo e esportivo. Passados meio século de existência, o clube pode se orgulhar por atender as duas demandas.

Foto: Arquivo Beira Rio
Especificamente no esporte, são várias modalidades atreladas a sua história. A natação, por exemplo, teve o Beira Rio como sua casa na década de 70, quando a equipe era comandada por Ariovaldo Xavier dos Santos, o Arizinho, sócio do clube até os dias de hoje.
A piscina semiolímpica ainda foi palco de disputas municipais e dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Foto: Arquivo Beira Rio
A bocha também recebeu campeonatos da cidade em suas duas canchas, assim como as quatro quadras de tênis, sendo duas cobertas e duas descobertas, que seguem como uma das sedes do Torneio ATJ (Associação dos Tenistas de Jaraguá do Sul).
A estrutura ainda conta com um ginásio de esportes, que recebe diversas equipes e grupos das mais variadas modalidades, como futsal, basquete e vôlei, além de dois campos de futebol suíço, onde ocorre o tradicional campeonato interno, que está em sua 10ª edição e é um dos mais conhecidos da cidade pela organização.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes
Mais recentemente, o Beira Rio inaugurou duas quadras de areia, que viraram sede de uma equipe do vôlei de praia e outra de beach tênis da cidade, e já sediou campeonatos de futevôlei.
Fora da parte esportiva, o clube possui duas piscinas externas, uma de adulto e uma infantil, sauna seca e úmida, salão social, três choupanas, vestiários, restaurante e bar.
“Temos que enaltecer os 50 anos do clube aos nossos fundadores, que merecem toda homenagem. O clube é muito voltado ao esporte e oferecemos várias atividades. É um motivo de orgulho e de muita responsabilidade estar à frente do Beira Rio”, disse o atual presidente Edson Roberto Tasca
Títulos do Varzeano e Peladão
O esporte do Beira Rio teve outra passagem marcante que foi além de sua sede. Em 1996, o clube conquistou o título das duas principais competições amadoras de Jaraguá do Sul.
No futebol, venceu de forma invicta o 14º Campeonato Varzeano. Com um elenco formado em sua maioria por associados, a equipe comandada por Rogério Lauro Tomazelli e auxiliada por Álvaro Wischral, o Tuti, faturou o título ao derrotar o Atlético Paraná na final.
Após um empate em 1 a 1 no tempo normal, a conquista veio na prorrogação com uma vitória por 1 a 0, sendo que o gol foi marcado por Moisés Kasmirski, pai de Filipe Luís, lateral-esquerdo do Flamengo.
Além dele, fizeram parte da equipe: Paulo Rubini, Alaércio, Renato, Nilton, Tasca (atual presidente), Cesar, Jeferson, Gilson, Moisés, Marcos, Itamar, Ivolnei, Alvorli, Ito, Alceu, Gato, Beethoween, Êta e Chico.

Time campeão do Varzeano | Foto: Arquivo OCP News
Meses depois, o Beira Rio seria campeão do 14º Campeonato Aberto de Futsal de Jaraguá do Sul, o tradicional Peladão. Com a mesma comissão técnica, os atletas que levaram o clube ao título foram: Djalma, Geferson, Gilson, Cesar, Adonis, Osni, Marcos, Ítalo, Tasca e Alaércio.
Fundadores
Um grupo de amigos promoveu uma reunião preliminar no dia 5 de maio de 1972, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul, com a ideia de fundar um clube de campo que que pudesse comportar a prática de várias modalidades esportivas.
Exatamente uma semana depois, no dia 11, foi lavrada a Ata de Fundação do Beira Rio Clube de Campo, com Max Roberto Bornholdt como presidente, Pedro Donini como secretário e outros 15 fundadores (veja na lista abaixo):
- Aldo Piazera
- Cícero Ferreira
- Evaldo Schiewe
- Ferdinando Piske
- Flávio Orlando Rubini
- Ildo Domingos Vargas
- Ivo Ewald
- José Carlos Neves
- Marlo Sousa
- Osmar José Vailatti
- Percílio Pensky
- Raul Driessen
- Rolli Bruch
- Rubens Nicoluzzi
- Vicente Donini
Depois de Max Roberto Bornhold, o Beira Rio ainda teve outros 18 presidentes ao longo de sua história. São eles:
- Evaldo Schiewe
- Márcio Mauro Marcatto
- Evo Ewald
- Lourival Rothemberger
- Carlos Alberto Pereira
- Laércio da Cunha Silveira
- Roberto Marcelino Vargas Madrid
- Devanir Danna
- Alfredo R.R. Freitas
- Naudir J. Vendruscolo
- Djair Ramos Garcia
- José Farias Lins Filho
- Gilberto Lombardi
- Adolar Wischral
- Rogério Luiz Kumlehn
- Odenir Dal-Ri
- César Luís Pradi
- Edson Roberto Tasca (atual)