Foi divulgado, na noite desta quinta-feira, o Boletim do Colegiado dos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da Associação dos Municípios do Extremo Sul catarinense (Amesc), até as 19h.
Confira:
Araranguá
O município mantém-se com vários pontos alagados, e estradas interditadas, inclusive o acesso da cidade. A localidade de Barranca sofre com inundações, onde atualmente já está com 98 pessoas desalojadas, que se encontram num abrigo, no ginásio na área central da cidade. Famílias ainda estão saindo de suas casas, por segurança.
Balneário Arroio do Silva
Mar agitado devido à ressaca marítima prevista, onde estão acostando grande volume de galhos de árvores no momento.
Jacinto Machado
Os rios seguem baixando. Foram constatados danos em cabeceiras de pontes e estradas do interior, sem ocorrências graves.
Maracajá
Vistoria feita agora à tarde, o rio segue baixando. Baixou 60 cm das 11h até as 15h. Área do centro já praticamente sem água. Mas ainda há estradas bloqueadas. Os bairros, Sangão e Madalena, ainda com água. Acesso norte do município ainda com água na pista com uns 40 cm sobre. Há umas 15 famílias ainda desalojadas.
Meleiro
Foram realizadas vistorias e limpeza de pontes e estradas. Nível da água baixando.
Passo de Torres
Dentro da normalidade e sem ocorrências.
Praia Grande
Foram realizadas novas vistorias em leito de rios onde houve notificação de estragos em obras de contenção, tipo gaiolas de gabiões: Rio Mampituba, captação água bruta; margens do Rio Balneário, poço do Bira no centro; proteção na margem do Rio Molha Coco, em Vila Rosa; e no Rio Malacara, proteção em gabiões também danificada, sendo essa de suma importância para se evitar alagamento no centro da cidade. Os rios voltaram ao nível normal.
Santa Rosa do Sul
Defesa Civil segue monitorando a Barragem do Rio Leão na comunidade de Tenente e realizando vistorias constantes no município sem danos maiores.
São João do Sul
Permanece tudo dentro da normalidade. Sem chuva.
Sombrio
Foram realizadas vistorias nos rios nesta tarde. Os mesmos seguem baixando e a cidade encontra-se dentro da normalidade.
Timbé do Sul
Até o momento, tudo dentro da normalidade. Rios voltando ao normal, nenhuma comunidade isolada e sol praticamente o dia todo.
Turvo
Até o momento, dentro da normalidade, sem comunidades isoladas e níveis dos rios baixando.
Os demais municípios que não constam no boletim não enviaram o relatório e entende-se que se encontram dentro da normalidade.