A Unidade de Saúde Remo Wendorf do bairro Tapajós em Indaial possui profissionais médicos do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. São 2 médicos residentes: Dr. Mário Jorge Duarte de Queiroz Filho e Dr. Eduardo Esposito Cordeiro e tem como preceptora, a médica Dr. Andressa Buba.
A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma área de especialidade médica ainda pouco conhecida pela maioria da população. O MFC é o médico especialista para acompanhar a pessoa ao longo de toda sua vida, desde o nascimento, infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento.
O atendimento na Unidade torna-se um pouco diferente uma vez que os médicos precisam de tempo para discussão dos casos com o preceptor, seguindo também um cronograma norteado pelo próprio programa do Governo.
“É uma experiência nova que auxilia na construção do conhecimento da própria equipe e dá a oportunidade do médico discutir os casos e os desafios com outros profissionais”, explica a Coordenadora da Atenção Básica Ana Luísa Pedron Bona.
O Programa
O MFC se especializa nos problemas mais prevalentes da população. Ele tem ferramentas específicas para cuidar da saúde das pessoas com um olhar integral, tanto no seu contexto individual, como também considerando o cenário familiar e comunitário.
A residência tem a duração de dois anos durante o qual o médico já formado especializa-se nessa área. Através da prática diária nos serviços de saúde, com suporte de um médico preceptor especialista o médico residente desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes importantes para ter expertise na Atenção Primária à Saúde (APS).
O município responsabiliza-se pela disponibilização da unidade de saúde e do médico preceptor que acompanha e dá suporte ao residente.
Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.