Reportagem de Dyovana Koiwaski para o jornal O Correio do Povo.
As obras de revitalização na SC-110, em Jaraguá do Sul, devem ser finalizadas até junho desse ano. Pelo menos esse é o novo prazo dado pela ADR (Agência de Desenvolvimento Regional). O trecho de 12 quilômetros de melhorias vai do bairro Barra do Rio Cerro ao pé da serra de Pomerode e entrou em obras em junho de 2014, a previsão de término era outubro de 2015.
Segundo a moradora Marli Muller, os maiores prejudicados com os atrasos são os moradores da região que precisam transitar diariamente pela rodovia. Trabalhando em um restaurante a um quilômetro de distância da sua casa, ela faz o trajeto de bicicleta todos os dias.
“A situação é mais complicada ainda para os ciclistas, porque não tem área de passagem, ficamos expostos ao trânsito de veículos”, reclama Marli.
No ano passado, quando determinados locais do trecho em revitalização estavam sem acostamento, a moradora precisava se planejar para ir de carro ao trabalho. “Para ir ao supermercado, não tinha como passar de bicicleta, que é o meu principal meio de transporte”, relata.
Ela também frisa os frequentes acidentes que acontecem na SC-110, como o atropelamento de um ciclista no último domingo (12), que resultou no óbito da vítima.