Famac Motobombas inova mais uma vez trazendo para o mercado brasileiro Bombas submersíveis com motor sem óleo e trituradoras com maior potência

Imagem divulgação | Famac Indústria de Máquinas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/03/2022 - 07:03

Esse ano, a Famac Motobombas está lançando diversas novas bombas submersíveis FBS-NG e submersíveis trituradoras FBS-JAC-NG.

Com os lançamentos teremos uma ampla gama de bombas submersíveis que atendem desde residências até companhias de saneamento, com faixa de potência de 0,5 até 10,0cv.

Imagem divulgação Famac Motobombas

Bombas submersíveis FBS-NG

As bombas submersíveis da linha FBS-NG foram projetadas para bombear água limpa, águas servidas, esgoto leve ou bruto, despejos industriais com sólidos de até 80mm. Estas bombas são indicadas para o bombeamento de fluidos com sólidos em suspensão, como em estações elevatórias de esgoto doméstico, industrial ou comercial; e também são excelentes para aplicações que necessitem transpor alturas elevadas.

Construídas em ferro fundido e protegidas com tinta epóxi por pintura eletrostática, são bombas robustas, resistentes a golpes e a abrasão em aplicações exigentes. Equipadas com rotor tipo vórtex e semiaberto, alcançam desempenho excelente, mesmo na presença de sólidos em suspensão.

Os motores das FBS-NG são montados sem óleo, prática inovadora no Brasil, já que é usual no mercado nacional a fabricação de bombas com óleo no motor. Assim temos equipamentos em linha com as tendências globais que não levam risco ao meio ambiente.

Imagem divulgação Famac Motobombas

Todas as novas FBS-NG possuem, por padrão, selo duplo com todas as faces em carbeto de Silício. Este selo é ideal para aplicações que possuam material abrasivo no fluido bombeado, como areia, comum em áreas litorâneas. O selo mecânico é montado em uma câmara de óleo vegetal biodegradável. O óleo tem o papel de manter o selo lubrificado e refrigerado.

Elas possuem sensor de umidade. O sensor é montado dentro da câmara de óleo do selo mecânico. Este sensor fica ligado à central de monitoramento Famac, a FEM, através do cabo de ligação da bomba. A central de monitoramento (FEM) informa através de alerta visual uma possível entrada de água na câmara do selo. Este aviso prematuro possibilita que a bomba seja retirada para manutenção antes que a água atinja o motor da bomba, evitando prejuízos.

Também é padrão em todas as bombas FBS-NG a montagem de um protetor térmico automático. Este protetor é montado dentro do motor e protege contra sobre aquecimento do sistema elétrico. O dispositivo desliga a bomba automaticamente se o motor atingir determinada temperatura ou corrente elétrica. A bomba volta a religar assim que o motor esfria. Nenhum outro dispositivo externo é necessário, o protetor térmico trabalha de forma independente e automática. A Famac é pioneira no uso desta tecnologia vinda diretamente do Japão e antes só vista em equipamentos importados.

Imagem divulgação Famac Motobombas

Bombas submersíveis com sistema triturador

As bombas submersíveis com sistema triturador FBS-NG-JAC possuem todas as características construtivas das bombas FBS-NG. Além disso, possuem um sistema triturador montado na entrada da bomba.

O sistema triturador, de corte radial, é composto pelo cortador fixo montado na placa de fundo da bomba e pela faca giratória montada na ponta do eixo. Ambos os componentes são fundidos em aço temperado, proporcionando longa vida útil ao equipamento.

É ideal para bombeamento de esgoto em residências, condomínios, abatedouros, frigoríficos, fábricas de papel. É indicada para projetos de médio a grande porte.

Imagem divulgação Famac Motobombas

Estações elevatórias e esgotamento de águas residuais em hotéis, condomínios, abatedouros, frigoríficos e fábricas de papel estão entre as aplicações mais comuns. A trituração permite o uso de tubulações de menor diâmetro para a descarga do material diminuindo o risco de entupimento.

Onde encontrar

A Famac Indústria de Máquinas fica na rua Ponte Pênsil, nº 608, no bairro Centro, em Schroeder. O telefone para contato é (47) 3374-6000 e email famac@famac.ind.br.

Para ficar por dentro das novidades, conheça o site (www.famac.ind.br) e curta a página no Facebook (Famac Motobombas Brasil) e Instagram (@famacmotobombas).